Maria de Fátima Souza Costa nasceu no dia 20 de março de 1959 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão do Canindé, no Estado Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de Pedro Costa Filho e de Hercília de Sousa Costa.
Os seus avós paternos se chamavam Pedro José da Costa e Maria Florinda de Jesus, já os maternos eram José de Sousa Jales e Maria Senhora da Conceição.
Na época em que nasceu o Município de Boa Viagem não dispunha de uma casa de parto, fato que obrigou aos seus pais a contar com os valiosos serviços de uma parteira na localidade denominada de Fazenda Belo Horizonte, onde passou grande parte de sua infância e juventude.
“Durante muitos anos, os únicos profissionais de saúde existentes em nossa região foram às parteiras, mulheres que normalmente recebiam esse aprendizado de forma hereditária, ou seja, a filha de uma parteira acompanhava a sua mãe no atendimento às mulheres em trabalho de parto auxiliando-a de acordo com as necessidades do momento, possibilitando, assim, após algum tempo de prática, o aprendizado para continuidade do ofício.” (SILVA JÚNIOR, 2016: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/saude/. Acesso em 25 de outubro de 2016)
No dia 30 de novembro de 1978, depois de algum tempo de estudos, concluiu o 1º Grau em uma das turmas do supletivo que utilizava como ferramenta em sua metodologia a telenovela João da Silva.
“Em 1973, a TV Educativa levava ao ar esta telenovela instrutiva, que misturava teledramaturgia com curso supletivo de primeiro grau (hoje ensino fundamental). Eram histórias como nas telenovelas que as pessoas estavam acostumadas a ver em outras emissoras. Era um projeto inovador de alfabetização de adultos pela televisão… No projeto criado por Gílson Amado, o telespectador também era aluno e podia até estudar através de apostilas. No começo, onze mil alunos foram inscritos na região metropolitana do Rio de Janeiro. João da Silva implementou um conceito novo no campo da educação de adultos que foi a teatralização. Com uma narrativa de telenovela, pretendia-se que o aluno brasileiro concluísse o antigo curso primário (hoje ciclo I). Foi a precursora dos telecursos de 1° e 2° graus, hoje Telecurso 2000. As situações apresentadas eram pretexto para aplicar ensinamentos básicos de primeiro grau.” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_da_Silva_(telenovela). Acesso no dia 31 de julho de 2024)
Mais tarde, em 14 de novembro de 1980, segundo informações existentes no livro B-4, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 1.340, folha 161, contraiu matrimônio civil com João Mateus de Souza Filho, nascido no dia 20 de maio de 1958, sendo filho de João Mateus de Souza e de Maria de Jesus dos Passos.
Pouco tempo depois, em 20 de novembro, segundo informações existentes no livro B-18, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tombo nº 162, folha 38, diante do Pe. Paulo Ângelo de Almeida Medeiros, confirmou os seus votos em uma cerimônia religiosa.
Desse matrimônio foi gerada apenas uma filha, que se chama Fabiane Costa de Souza, nascida em 12 de julho de 1984.
Depois do seu casamento passaram a residir na vila de Domingos da Costa, onde inicialmente viveram da exploração da agricultura familiar e posteriormente de uma pequena mercearia de gêneros alimentícios.
Mais tarde, desejando melhores condições de vida, fixaram residência na casa de sua mãe, localizada na Rua Antônio Domingues Álvares, nº 221, no Centro da cidade de Boa Viagem, onde investiu na venda a varejo de confecções.
Alguns anos depois, em 2002, com muito esforço e planejamento, conseguiram realizar o sonho da casa própria ao adquirirem um imóvel situado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 34, no Bairro Vila Azul.
Mais tarde, em 2010, buscando melhor conforto e adequação aos seus ramos comerciais, venderam esse imóvel e construíram um novo na Rua Padre Antônio Correia de Sá, nº 133, no Alto do Motor.
Nesse imóvel o seu esposo instalou uma peixaria, que se tornou bastante conhecida por sua especialidade em tilápia e outros peixes de água doce.
Algum tempo depois, em 3 de março de 2021, no impacto da primeira onda da pandemia do Covid-19, juntamente com o seu esposo, foi acometida pelo coronavírus, onde os dois foram internados na UPAM – a Unidade de Pronto Atendimento Municipal.
Depois disso, em 15 de março, o seu esposo foi transferido para o Hospital São Camilo, em Limoeiro do Norte, permanecendo 23 dias internado.
“Na época foi o primeiro paciente do Hospital São Camilo de Limoeiro do Norte a utilizar o capacete Elmo. Tendo recebido alta hospitalar no dia 07.04.2021, quando retornou para Boa Viagem.” (SOUZA, 2024: p. 1)
Poucos dias depois, em 18 de março, foi a sua vez de ser transferida, surgindo a disponibilidade de um leito no Hospital Pontes Neto, na cidade de Quixeramobim, onde o seu quadro de insuficiência respiratória aguda tornou-se crítico, tento que ser transferida imediatamente para a UPA – a Unidade de Pronto Atendimento de Quixeramobim.
Nessa unidade hospitalar, em 22 de março, mesmo recebendo toda atenção necessária para sua recuperação, segundo informações existentes no livro C-10, pertencente ao Cartório Geraldina, tombo nº 8.413, folha 37, faleceu na cidade Quixeramobim, com apenas 62 anos de idade.
Logo após a confirmação do seu falecimento, devido a causa do óbito, não houve despedidas fúnebres como são de costume, mas um breve cortejo onde o seu corpo foi sepultado por seus familiares e amigos em um túmulo existente no Cemitério Parque da Esperança, local que já havia planejado em vida para o sepultamento de sua família, que está localizado na Rua Maria de Nazaré Bezerra, s/nº, no Bairro de Nossa Senhora de Fátima.
BIBLIOGRAFIA:
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. A História da Saúde no Município de Boa Viagem. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/saude/. Acesso em 30 de julho de 2024.
- SOUZA, Fabiane Costa de. Traços biográficos de Maria de Fátima Souza Costa. Texto não publicado: Boa Viagem, 2024.
- WIKIPÉDIA. João da Silva. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_da_Silva_(telenovela). Acesso no dia 31 de julho de 2024.
Pingback: Pedro Costa Filho | História de Boa Viagem
Pingback: Hercília de Sousa Costa | História de Boa Viagem
Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem