Maria Alice Albuquerque Aragão nasceu no dia 10 de julho de 1898 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Quixeramobim, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de Trajano Cavalcante de Albuquerque e de Maria Ribeiro e Silva.
Os seus avós paternos se chamavam Raimundo Cavalcante de Albuquerque e Joanna Martins Veras, já os maternos eram o Cap. José Ribeiro e Silva e Maria da Conceição Oliveira.
No dia 30 de maio de 1920, segundo informações existentes no livro B-05, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tombo nº 3, folha 117, diante do Mons. José Cândido de Queiroz Lima, contraiu matrimônio com Aluísio Ximenes de Aragão, nascido no dia 4 de março de 1896, sendo filho do Cel. Antônio Ximenes de Aragão e de Ana Benvinda Ximenes.
Pouco tempo depois, segundo informações existentes no livro B-04, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 5, folha 64v, no dia 26 de julho, em sua residência, em uma solenidade que foi dirigida pelo Dr. Manoel Antônio de Macêdo, confirmou os seus votos em uma cerimônia de casamento civil.
Desse matrimônio foram geradas apenas duas filhas, sendo elas: Alice Albuquerque de Aragão, conhecida como Aluce; e Alda Albuquerque de Aragão, chamada de Consuelo. Algum tempo depois, adotou como sua uma criança que foi denominada de Francisca Neves de Aragão.
BIBLIOGRAFIA:
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.