Várzea da Cruz

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Várzea da Cruz é uma pequena localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, que está distante 34 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da localidade de Várzea da Cruz, em 2018.

Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região oeste do Município, dentro dos limites do território do Distrito de Boa Viagem, o Distrito sede.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como complexa, indica o tipo de solo existente na localidade ao qual denomina, que é cortada por um dos braços do Rio Juazeiro, onde havia uma cruz, que serviu como complemento para sua nomenclatura.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Nos primeiros anos do século XXI essa localidade recebeu a instalação de uma rede de energia elétrica, algo muito importante para o desenvolvimento da agricultura, porém, devido as intempéries climáticas causadas pela seca e das melhorias sociais existentes na localidade vizinha, foi desencadeado aos poucos uma onda de migração das famílias para o povoado de Fazenda Nova.
Nas proximidades dessa localidade existem três importantes cursos intermitentes d’água, sendo eles, o Rio Juazeiro, conhecido na região pelo hidrônimo de Espírito Santo; o Rio da Fazenda Nova e o mais distante, chamado de Rio do Roçado.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Várzea da Cruz é feito por via terrestre através de uma rodovia municipal, que lamentavelmente não possui um número para facilitar a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

A localidade de Várzea da Cruz tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Boqueirão, Fazenda Nova, Flores, Longar, Malhada, Tendas, Timbaúba.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

Na localidade de Várzea da Cruz os seus habitantes possuem equipamentos para facilitar as suas vidas, bem como a dos moradores de sua vizinhança, sendo eles:

  1. A Escola de Ensino Fundamental Francisco Sales Facundo.