O Selo do Municipio

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

Um selo é uma marca convencionalizada que designa à assinatura de alguém, ou de alguma coisa, sendo utilizada por monarcas, papas e outras autoridades desde a antiguidade para chancelar uma correspondência ou qualquer documentação oficial.

Imagem do selo comemorativo dos 144 anos do Município de Boa Viagem.

No passado, e ainda hoje, esses são colocados em peças de madeira ou metal, e até mesmo em anéis, servindo para imprimir o desenho da estampa convencionalizada, servindo para dar status de autenticidade aos documentos.

O SELO NACIONAL:

A República Federativa do  Brasil possui um selo que o distingue das demais nações do planeta, sendo que esse selo geralmente é utilizado para autenticar os atos emitidos pelo Governo Federal, bem como os diplomas e certificados emitidos pelos estabelecimentos de ensino oficialmente reconhecidos.

Imagem do selo da República Federativa do Brasil.

Imagem do selo da República Federativa do Brasil.

Esse selo foi criado através do decreto nº 4, do dia 19 de novembro de 1889, e atende as seguintes especificações:

  1. É formado por um círculo representando uma esfera celeste, idêntica a Bandeira Nacional, tendo em volta as palavras “República Federativa do Brasil”;
  2. Feitura:
  • Desenham-se duas circunferências concêntricas, havendo entre os seus raios a proporção de 3 para 4;
  • A colocação das estrelas, da faixa e da legenda “Ordem e Progresso” no círculo interior obedecerá às mesmas regras estabelecidas para a feitura da Bandeira Nacional;
  • As letras das palavras “República Federativa do Brasil” terão de altura um sexto do raio do circulo interior, e, de largura, um sétimo do mesmo raio.

O SELO MUNICIPAL:

O Município de Boa Viagem, até o ano de 2009, não possuía um selo oficial e diante desse impasse, desejando reformular os elementos contidos em nosso pavilhão, o Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, prefeito do Município, encaminhou à Câmara Municipal a lei nº 1.047, de 17 de dezembro de 2009, que regulamentou também a bandeira e o brasão municipal, outros símbolos do Município.

“Artigo 3º – Fica criado o Selo do Município de Boa Viagem: PARAGRAFO ÚNICO: O selo trará em primeiro plano a sombra de um casal em um cavalo, a galope. Ao fundo, do lado direito, a imagem da pequena capela, construída em 1772, e que, posteriormente, se tornou a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem. Por trás do casal estará o sol em uma cor alaranjada e o firmamento em uma tonalidade amarelada figurando o pôr do sol por trás de um monte. Entre a igreja e o monte terá um curso d’água. Sobre o selo estará o nome do Município, na fonte Mistral, em cor azul e logo abaixo do selo o nome ‘Governo Municipal’, na fonte Times New Roman, na cor vermelha.”

A legislação que trata sobre o selo de nosso Município traz ainda a seguinte justificativa dos elementos contidos em seu desenho:

  1. O casal: Imagem gráfica que representa Antônio Domingues Álvares e Agostinha Sanches de Carvalho sobre o cavalo;
  2. A igreja: A antiga capela construída pelo casal em cumprimento da promessa e que futuramente se tornaria a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem;
  3. O sol: Simboliza o astro rei sobre o sertão-central, área em que se localiza o Município de Boa Viagem;
  4. A água: Simboliza o curso do Rio Boa Viagem, um importante tributário do Rio Quixeramobim e da Bacia do Banabuiú.
Imagem do selo do Município de Boa Viagem.

Imagem do selo do Município de Boa Viagem.

3 ideias sobre “O Selo do Municipio

  1. Pingback: Símbolos Municipais | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Brasão do Município | História de Boa Viagem

  3. Pingback: A Bandeira do Município | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta