O Posto da Saúde José Martins Vieira

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Posto da Saúde José Martins Vieira está localizada na Rua José Natal de Araújo, nº 1.675, no Bairro Floresta, próximo da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, na cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do Posto de Saúde da Família José Martins Vieira, em 2016.

Imagem da Unidade Básica da Saúde José Martins Vieira, em 2016.

Essa unidade da saúde era gerenciada pela Secretaria da Saúde da Prefeitura de Boa Viagem, fazendo parte de sua atenção primária, sendo local de atendimentos básicos e gratuitos em pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

Esse importante equipamento da saúde, que na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, por meio da lei nº 894, de 23 de dezembro de 2004, foi denominado de Posto da Saúde Dr. José Arnon Cruz Bezerra de Menezes e teve a sua nomenclatura modificada depois de ser orientado pelo Ministério Público do Estado através do promotor da comarca, Dr. Marcus Vinícius Amorim de Oliveira, por força da lei nº 6.454, de 24 de outubro de 1977, que trata sobre a proibição da utilização do nome de pessoas vivas em edifícios públicos, bem como no que está escrito no artigo nº 14 da Lei Orgânica do Município:

“Art. 14 – É vedado ao Município: VIII – Atribuir nome de pessoa viva a rua, praças, logradouros públicos, pontes, viadutos, reservatórios d’água, praças de esporte, estabelecimentos de ensino, hospitais, maternidades, auditórios, salas, distritos e povoados.”

Depois disso, novamente na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, o Posto da Saúde Dr. José Arnon Cruz Bezerra de Menezes teve o seu nome revogado e alterado, através da lei nº 1.107, de 6 de julho de 2011, para Posto da Saúde José Martins Vieira.

A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO E A SUA FINALIDADE:

Até os primeiros anos do século XXI os moradores desse bairro sofriam com a distância que tinham de percorrer para receber assistência médica nas unidades básicas da saúde existentes em outros bairros da cidade, ou no Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima.

Imagem do Posto de Saúde José Martins Vieira, em 2003.

Imagem da Unidade Básica da Saúde José Martins Vieira, em 2003.

Percebendo esse problema, em 2003, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, o Governo Municipal firmou uma parceria com o Ministério da Saúde para construção de um posto de saúde dentro do perímetro desse bairro.
O local onde foi construído essa pequena unidade de saúde foi adquirido por meio de compra ao Sr. João Sabino de Araújo, sendo edificado e por fim inaugurado no dia 28 de dezembro de 2004.
A partir do mês de maio de 2014, estando bastante deteriorado e necessitando de melhorias físicas, o edifício passou por uma pequena reforma, recebendo a ampliação em sua estrutura, mas aguarda até hoje, dia 12 de maio de 2016, a sua conclusão.
Antes disso, como foi mencionado anteriormente, por questões legais, essa unidade da saúde teve o seu nome alterado e foi denominada de José Martins Vieira, que passou a ser o seu patrono.

Imagem do Posto de Saúde da Família José Martins Vieira, em 2004,

Imagem da Unidade Básica da Saúde José Martins Vieira, em 2004.

Esse grande e incomodo atraso na conclusão dessa obra, bem como a construção da Unidade Básica de Saúde Aureliano Verçosa Lima a menos de quinhentos metros, foi bastante utilizado pela oposição como ferramenta de críticas ao governo do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef no período que antecedeu ao pleito do dia 2 de outubro de 2016.
Para os integrantes da oposição essa nova unidade de saúde deveria ter sido colocada em um bairro onde não havia este tipo de equipamento, como ocorreu também no Bairro Osmar Carneiro.
No ano seguinte, já na administração da Prefeita Aline Cavalcante Vieira, todos esperavam que esse equipamento passasse a servir como base dos agentes de endemias ou do SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, algo que geraria economia para os cofres públicos com gastos desnecessários em aluguel, algo que não ocorreu por conta das conveniências políticas existentes entre os seus aliados.

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a equipe da Unidade Básica da Saúde José Martins Vieira possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Arquivo (SAME): 1
  2. Banheiro: 1
  3. Copa: 1
  4. Farmácia: 1
  • Setor de Atendimento:
  1. Banheiros: 3
  2. Consultório de enfermagem: 1
  3. Consultório médico: 3
  4. Consultório odontológico: 1
  5. Hall de entrada: 1
  6. Sala de espera: 1
Imagem do Posto de Saúde da Família José Martins Vieira, em 2016.

Imagem da Unidade Básica da Saúde José Martins Vieira, em 2016.

O CONTATO:

Os canais de comunicação com a equipe da Unidade Básica da Saúde José Martins Vieira são os seguintes:

  • Telefone:
  1. 88.3427-7352 (Secretaria da Saúde);
  2. 88.3427-1474 (Orelhão);
  3. 88.3427-1273 (Orelhão).

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.