Émerson Gustavo Almeida Silva

Émerson Gustavo Almeida Silva nasceu no dia 1º de junho de 1992 na cidade de Boa Viagem, que está localizada no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de José Claiton Alberto e Silva e de Maria de Fátima Teixeira de Almeida.
Os seus avós paternos se chamavam Francisco Sousa e Silva e Maria Dilma Alberto e Silva, já os maternos eram Joaquim Patrício de Almeida e Maria Aldanila Teixeira de Almeida.
Deu início a sua vida acadêmica no dia 11 de janeiro de 1996, quando foi matriculado por seus pais em uma das turmas do Instituto de Educação Paulo Moody Davidson, permanecendo no quadro discente dessa instituição até os últimos meses de 1999.
No ano seguinte, ingressou na turma de primeiro ano do Colégio Melo Cavalcante, onde permaneceu por pouco tempo, sendo transferido em 2001 para o Ginásio Waldemar Alcântara, concluindo o ensino secundário nessa escola nos últimos meses de 2010.
Durante a sua adolescência, e primeiros anos de sua juventude, residiu com os seus pais na Rua José Assef Fares, s/nº, Bairro Padre Paulo, na cidade de Boa Viagem.
Ao findar essa fase de estudos, depois de prestar exame vestibular, ingressou em uma das turmas do curso de odontologia da UNIFOR, a Universidade de Fortaleza, concluindo a sua formação universitária no dia 31 de janeiro de 2014.

Imagem de uma parte de seus colegas.

Antes disso, no período das férias, esteve sendo acompanhado em seus estágios pelo Dr. Marcos Helano Barros Barreto, passando a trabalhar nesse consultório depois de formado.
Pouco tempo depois, quando concluiu a sua graduação, passou a compor o quadro de funcionários contratados da Prefeitura de Boa Viagem, prestando os seus serviços a população na Unidade Básica da Saúde José Martins Vieira.
Era um jovem promissor que aspirava ao desejo de cursar medicina, sempre que podia, com investimento de sua família, buscava aperfeiçoamento profissional em congressos que eram realizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e em Recife.
Segundo informações de alguns de seus amigos, além de se projetar como excelente profissional, foi também uma pessoa de temperamento calmo e um exemplo de cristão, buscando sempre se envolver nas atividades promovidas pela Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tendo inclusive o grande privilégio de participar da Jornada Mundial da Juventude, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro em 2013.
No dia 27 de fevereiro de 2015, uma sexta-feira de clima chuvoso, por volta das 16 horas, quando se dirigia para cidade de Fortaleza, se envolveu em um gravíssimo acidente automobilístico no Km 340 da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, deixando toda população do Município de Boa Viagem consternada pelas circunstâncias fatais que levaram ao seu óbito.

Imagem do veículo envolvido no acidente.

Nesse acidente estava acompanhado da Profª Édina da Silva Vieira, que lhe pediu uma carona para cidade de Fortaleza:

“Duas pessoas morreram em um acidente por volta das 16h desta sexta-feira (27), no Município de Paramoti. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal do Ceará, o acidente envolveu um Volkswagem Voyage e uma carreta no quilômetro 340 da BR-020, na divisa entre os Municípios de Caridade e Paramoti. As informações indicam que chovia na hora do acidente e o Voyage, conduzido pelo cirurgião-dentista Émerson Gustavo de Almeida, 21 anos, aquaplanou na pista e bateu de frente com uma carreta. Morreram na hora o motorista e a passageira Édina da Silva Vieira, 51 anos, que viajava no banco do dianteiro do veículo também faleceu. Os dois ficaram presos as ferragens. O motorista da carreta disse à PRF que o Voyage vinha fazendo ‘zig zag’ na pista e acabou colidindo em seu veículo. Outras duas pessoas que viajavam no banco traseiro do Voyage sofreram apenas ferimentos leves. Já o motorista da carreta nada sofreu. As vítimas residem no Município de Boa Viagem. O dentista é sobrinho da chefe de Gabinete da Prefeitura, Liduina Teixeira e a mulher é irmã do ex-vereador Edson Alves da Silva.” (HOLANDA, 2015: Colisão na BR-020 deixa dois mortos. Disponível em http://www.blogdowilrismar.com/materia/colisao-na-br-020-deixa-dois-mortos. Acesso em 23 de setembro de 2015)

Depois disso o seu ataúde foi trazido para cidade de Boa Viagem, onde o seu corpo foi velado por seus parentes e amigos na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, sendo logo em seguida sepultado ao lado do seus ancestrais no mausoléu da família existente no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade de Boa Viagem.

BIBLIOGRAFIA:

  1. HOLANDA, Wilrismar. Colisão na BR-020 deixa dois mortos. Disponível em http://www.blogdowilrismar.com/materia/colisao-na-br-020-deixa-dois-mortos. Acesso em 23 de setembro de 2015.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 1.244, de 11 de junho de 2015, a Unidade de Pronto Atendimento da cidade de Boa Viagem recebeu a sua nomenclatura.

5 ideias sobre “Émerson Gustavo Almeida Silva

  1. Pingback: Calouros de 1996 | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Unidade de Pronto Atendimento Dr. Émerson Gustavo Almeida Silva | História de Boa Viagem

  3. Pingback: JUNHO | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Edina da Silva Vieira | História de Boa Viagem

  5. Pingback: FEVEREIRO | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta