Maria Ozélia Costa de Oliveira

Maria Ozélia Costa de OliveiraMaria Ozélia Costa de Oliveira nasceu no dia 11 de janeiro de 1936 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de  Pedro Costa de Oliveira e de Senhorinha Ferreira de Oliveira.
Os seus avós paternos se chamavam Theóphfilo da Costa Oliveira e Francisca Juliana da Conceição já os maternos eram Luiz Ferreira de Melo e Maria Idalina da Silva.
Em sua juventude, residindo na cidade de Crateús, juntamente com a sua irmã Ozanira Oliveira Almeida, depois de muito esforço, conseguiram concluir o curso de normalista.
Algum tempo depois, retornando para cidade de Boa Viagem, passou a lecionar na Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Correia de Sá.
Mais tarde, no dia 26 de fevereiro de 1971, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, tendo como celebrante o Pe. Paulo Ângelo de Almeida Medeiros, contraiu matrimônio com Joaquim de Oliveira Filho.
Depois de casada passou a residir na cidade de Fortaleza, onde permaneceu lecionando e teve a oportunidade de aprimorar os seus estudos, cursando nível superior em Pedagogia e Filosofia, especializando-se algum tempo depois em Psicopedagogia.
Alguns anos depois, no dia 3 de dezembro de 1985, foi surpreendida pelo inesperado falecimento de sua irmã Ozanira Oliveira Almeida, que veio a óbito por conta de um aneurisma cerebral.
No dia 25 de maio de 1998, contando 62 anos de idade, na cidade de Fortaleza, caminhado por uma das ruas do Bairro Montese quando ia para feira, foi violentamente atropelada por um ônibus que vinha na contra-mão fugindo de um assalto.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado no mausoléu da família existente no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, Centro.

BIBLIOGRAFIA:

  1. BEZERRA DE MELO, Maria José. Ex-Educadores de Boa Viagem. Monografia apresentada ao departamento de pós-graduação e pesquisa da Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2002.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, através da lei nº 985, de 19 de dezembro de 2007, uma das ruas do Bairro Recreio, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.

4 ideias sobre “Maria Ozélia Costa de Oliveira

  1. Pingback: Rua Maria Ozélia Costa de Oliveira | História de Boa Viagem

  2. Pingback: JANEIRO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: MAIO | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Pedro Costa de Oliveira | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta