Severino Teodoro de Sousa nasceu no dia 31 de maio de 1908 no Município de Catolé do Rocha, que está localizado no Sertão paraibano, distante 411 quilômetros da cidade de João Pessoa, sendo filho de Antônio Teodoro de Sousa e de Maria Alexandrina da Conceição.
Os primeiros anos de sua infância e juventude foram vividos em um sítio denominado de “Peixe”, próximo da vila de Riacho dos Cavalos.
Mais tarde, no dia 16 de outubro de 1931, segundo informações existentes no livro de casamentos do Cartório de Registro Civil de Catolé do Rocha, tombo nº 112, página 121, aos 23 anos de idade, contraiu matrimônio com Maria Teodoro dos Santos, nascida no dia 30 de junho de 1908, sendo filha de Jovelino Teolino Rocha e de Maria da Conceição.
Desse matrimônio foram gerados sete filhos, sendo eles: Francisco Teodoro de Assis.
No dia 5 de fevereiro de 1966, em uma assembleia ordinária, depois do exame do corpo de oficiais, o seu nome foi apresentado no intuito de receber o sacramento do batismo na Igreja Evangélica Congregacional de Boa Viagem, decisão que foi aceita por unanimidade.
Pouco tempo depois dessa decisão, nas festividades dessa igreja, que costumam ocorrer no mês de julho, foi batizado diante da congregação pelo Rev. Ezequiel Fragoso Vieira.
Algum tempo depois, nos primeiros anos da década de 1970, passou a compor o quadro de membros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério do Templo Central, onde foi batizado por imersão no dia 16 de setembro de 1972.
“Em 1976, desejando ir para outro campo, o Pastor Luiz Alves Nunes fez uma permuta com o Pastor Francisco Rodrigues de Farias, mais conhecido como “Pastor Agrimar”, que ao longo do seu ministérios contou com o apoio de varias pessoa, dentre eles destacamos Severino Teodoro de Sousa.” (SILVA JÚNIOR, 2023: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/igreja-evangelica-assembleia-de-deus-templo-central-historia/. Acesso no dia 3 de novembro de 2023)
Segundo relatos de seus contemporâneos era um cidadão de muitas virtudes, sendo bastante querido por todos, residindo com a sua família na Rua Antônio Domingues Álvares, nº 125, no Bairro Vila Azul.
Um fato curioso de sua existência ficou por conta de sua cautela, pois chegou a comprar a sua própria urna fúnebre, guardando-a dentro de sua casa durante alguns anos.
Segundo informações existentes no livro C-06, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 3.932, folha 16v, faleceu na cidade de Boa Viagem, aos 93 anos de idade, no dia 15 de dezembro de 2001.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, Centro.
BIBLIOGRAFIA:
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Assembleia de Deus – Ministério do Templo Central (História). Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/igreja-evangelica-assembleia-de-deus-templo-central-historia/. Acesso no dia 3 de novembro de 2023.
HOMENAGEM PÓSTUMA:
- Em sua memória, na gestão do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, através da lei nº 985, de 19 de dezembro de 2007, uma das ruas do Bairro de Nossa Srª de Fátima, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.
Pingback: MAIO | História de Boa Viagem
Pingback: DEZEMBRO | História de Boa Viagem
Pingback: Rua Severino Teodoro de Sousa | História de Boa Viagem
Pingback: Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério do Templo Central (História) | História de Boa Viagem