Maria de Assis Uchôa

Maria de Assis Uchôa nasceu no dia 13 de setembro de 1907 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de Antônio de Assis Uchôa e de Raimunda Maria da Glória.
Os seus avós paternos se chamavam Agostinho de Sousa Uchôa e Isabel Francelina de Meneses, já os maternos eram Manoel Lopes do Nascimento e Francisca Maria de Jesus.
Segundo informações existentes no livro B-05, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, folha 75v, no dia 25 de junho de 1927 contraiu matrimônio com Francisco das Chagas Uchôa Viana, que nasceu no dia 7 de junho de 1905, sendo filho de Francisco Ferreira Viana e de Philomena de Assis Uchôa.
No dia seguinte, conforme os dados do livro B-07, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tombo nº 45, folha 95, confirmou os seus votos diante do Mons. José Cândido de Queiroz Lima.
Desse casamento foram gerados 11 filhos, cinco homens e seis mulheres, sendo eles: José Uchôa SobrinhoAntônio Uchôa VianaJosé Maria Uchôa Viana, Maria Rita Uchôa Viana, Maria do Carmo Uchôa Viana, Alice Uchôa Viana, Aluce Uchôa Viana, Raimundo Uchôa Viana, Terezinha Viana de Oliveira, Expedito Uchôa Viana e Maria das Graças Uchôa Viana.
Foi um importante agropecuarista, residindo com a sua família durante muitos anos na localidade de Jatobá e Tibiquari.
Segundo informações existentes no livro C-04, também pertencente ao Cartório Geraldina, tombo nº 1.660, folha 48, faleceu no dia 16 de setembro de 1986, aos 79 anos de idade, no Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima, tendo seu óbito atestado pelo Dr. Flávio Henrique de Alencar.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, n° 295, Centro.

Imagem do túmulo da Família Uchôa Viana.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva, através da lei nº 550, de 12 de dezembro de 1991, uma das ruas do Bairro Tibiquari, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.