História do Distrito de Ipiranga

A FORMAÇÃO HISTÓRICA E POLÍTICA DO DISTRITO:

O Distrito de Ipiranga é o perímetro geográfico formado pelo conjunto de sessenta e três comunidades rurais que anteriormente pertenciam ao Distrito de Boa Viagem, a sede do Município.

Imagem de alguns dos equipamentos existentes no centro da vila em 2016.

Esse Distrito foi criado na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef através da lei nº 686, de 19 de junho de 1999.
Com a criação desse Distrito o povoado de Ipiranga, por sua maior capacidade de desenvolvimento econômico e social, foi elevado à condição de vila e deu nome ao Distrito.

A ETIMOLOGIA DE SEU TOPÔNIMO:

O termo Ipiranga é um termo de origem indígena que é formado pela junção de duas palavras: “y”, que significa água, ou rio, mais a palavra “pyrang”, que quer dizer vermelho.
A versão corrente na região sobre a origem do topônimo desse Distrito está relacionado a misteriosa instalação de um homem, que é cercada de mistério, e nos faz crer que não passa de uma história fictícia.
Sobre essa história o livro “Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender registra o seguinte:

“Segundo moradores da localidade um pernambucano, parente de D. Pedro, ao chegar ao lugar resolveu prestar uma homenagem ao seu parente pelo grito do Ipiranga, adotando o citado nome para o lugar que escolheu para morar.” (FRANCO & CAVALCANTE VIEIRA, 2007: p. 32)