Escola de Ensino Fundamental José Ricarte de Albuquerque

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Escola de Ensino Fundamental José Ricarte de Albuquerque é uma escola da rede pública que está localizada no povoado de Varzantinha, distante 8 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, próximo da Rodovia Estadual CE-168, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental José Ricarte de Albuquerque, em 2018.

Esse equipamento público, pertencente ao Governo do Município, é gerenciado pela Secretaria da Educação, que segue as orientações e as normas da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, a CREDE 12, que está sediada no Município de Quixadá.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

Essa unidade de ensino, que anteriormente foi denominada de Escola de Ensino Fundamental João Fragoso Vieira, teve a sua nomenclatura regulamentada na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef através da lei nº 763, de 4 de outubro de 2001.
Essa escola está credenciada pelo CEC, o Conselho de Educação do Ceará, e o seu número no INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é 23096764.

AS MODALIDADES DE ENSINO:

Em nosso país a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, tendo uma duração ideal de dezoito anos, período da vida escolar que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, servindo também para se definir sobre o futuro profissional e área do conhecimento que se quer seguir.
Na Escola de Ensino Fundamental José Ricarte de Albuquerque existe a oferta das seguintes modalidades de ensino:

  1. Ensino Fundamental.

OS SÍMBOLOS DA ESCOLA:

A palavra símbolo designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato, por força de convenção ou semelhança, sendo um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionado de modo a que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas, consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação.
A Escola de Ensino Fundamental José Ricarte de Albuquerque possui dois símbolos que a identificam, são eles:

1º. A BANDEIRA:

O pavilhão da Escola de Ensino Fundamental José Ricarte de Albuquerque foi criado em 2015 pelo Prof. Gleicio Fonseca Cavalcante.

2º. O BRASÃO:

O brasão da Escola de Ensino Fundamental José Ricarte de Albuquerque foi criado em 2015 pelo Prof. Gleicio Fonseca Cavalcante.

Brasão da Escola de Ensino Fundamental José Ricarte de Albuquerque.

O brasão dessa escola carrega um conjunto de detalhes que resumem um pouco da história e dos valores da própria instituição, são eles:

  • O escudo:  Representando uma arma, serve para proteger contra os golpes do inimigo. Nesse sentido a escola é um espaço de refúgio para o seu corpo discente.
  • O livro e a pena: No centro do escudo encontra-se um livro sendo escrito por uma pena. Representa a constante atividade docente de seus professores, que tentam dia-a-dia deixar coisas boas na mente de seus alunos.
  • A data: No brasão. na parte interna, existe o registro do ano em que a escola passou a funcionar.
  • A faixa: Na parte inferior do brasão existe uma faixa mostrando a missão dessa unidade de ensino.

A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:

Nos primeiros anos da década de 1960, na gestão do Prefeito Dr. Manuel Vieira da Costa, o Nezinho, percebendo a urgente necessidade da alfabetização das crianças do Município de Boa Viagem, foi implementado um plano de expansão da rede de educação.
Diante desse fato, graças ao empenho e muitos pedidos do Vereador João Fragoso Vieira, foi contratada uma professora pelo Governo Municipal para execução dessa importante atividade nessa região, finalmente dando início às suas atividades nos primeiros dias de outubro de 1965, recebendo inicialmente como patrono o nome do referido vereador.

“Esta unidade escolar iniciou as suas atividades com poucos alunos, que aprendiam na cartilha do ABC e a cartilha de 1º ao 4º ano primário, todos juntos em uma única sala. A primeira professora, que exercia a função de diretora, era a senhora Maria do Carmo Alves de Albuquerque, reconhecida como ótima educadora, que se esforçou para implantação e melhoria do ensino, bem como a construção de um prédio adequado.” (FRANCO & VIEIRA, 2007: p. 192)

Pouco tempo depois, nos primeiros meses de 1967, contando com o apoio dos moradores da região, especialmente do Agropecuarista José Ricarte de Albuquerque, que efetuou a doação de um terreno, teve início as obras da tão sonhada unidade escolar, que funcionava em um espaço adaptado.
Nessa fase a escola tinha apenas duas salas de aula e um pequeno pátio coberto, recebendo como patrono a nomenclatura das pessoas envolvidas.

“A escola passou a se chamar José Ricarte de Albuquerque, em homenagem ao doador do terreno, sendo homenageados também Anamiro Brígido Maia, enfermeiro, por ter conseguido junto ao prefeito da época, o Dr. Manuel Vieira da Costa, a construção do prédio, e o Dr. Valdenir Albuquerque Maia, médico pediatra, que era neto do Sr. José Ricarte de Albuquerque. Às salas foram dados os nomes dos mesmos, pois eles tinham o mesmo objetivo, buscar o melhor para o desenvolvimento educacional da região.” (FRANCO & VIEIRA, 2007: p. 192)

Alguns anos depois, nos primeiros meses de 1988, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, a escola recebeu uma reforma e ampliação, quando foram construídas mais uma sala de aula, dois banheiros e uma cantina, já que a merenda escolar era feita na casa da senhora Francisca Alves Albuquerque, mãe da diretora da Escola.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental José Ricarte de Albuquerque, em 2018.

A partir do dia 12 de setembro de 1992, contando com a permissão do Gestor Municipal, Prefeito Benjamim Alves da Silva, essa escola passou a servir também à comunidade como ponto de referência para suas atividades religiosas.

“Algum tempo depois, graças a construção da Escola de Ensino Fundamental José Ricarte de Albuquerque e prezando pela intimidade da família, as celebrações religiosas passaram a ocorrer dentro dessa unidade de ensino, que teve a primeira missa celebrada no dia 12 de setembro de 1992 pelo Pe. Raimundo Nonato de Oliveira.” (SILVA JÚNIOR, 2018: A Capela de São José. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/capela-de-sao-jose-varzantinha/. Acesso no dia 7 de novembro de 2018)

No primeiro semestre de 2005, novamente na gestão do Prefeito José Vieira Filho, por meio da lei nº 913, de 27 de junho, seguindo o plano de redimensionamento geográfico do Município, essa unidade de ensino passou a ser a sede de um dos pólos escolares da rede municipal, o Pólo 10.
No ano seguinte essa unidade de ensino foi contemplada com outra valiosa ampliação de sua estrutura, recebendo significativas melhorias em suas dependências, entre elas as de acessibilidade para pessoas com baixa mobilidade.
Nessa etapa, depois de sua ampliação, a escola passou a contar com um laboratório de informática, que nos anos seguintes, aos poucos, diante do fechamento de outras unidade de ensino, foi ampliado em seu número de equipamentos.
Mais tarde, nos primeiros meses de 2012, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, essa escola recebeu a construção de uma quadra esportiva coberta, que é de grande utilidade para o povoado.

“Em 2012, na gestão do Dr. Fernando Antonio Vieira Assef, foi construída uma quadra poliesportiva, que veio a favorecer a educação física, eventos escolares e todas as comunidades adjacentes. A escola passou a funcionar em tempo integral, depois de receber o Programa Mais Educação, contando com 100 alunos do Ensino Fundamental.” (S. N. T)

Antes disso, para que essa construção viesse a ocorrer, o Governo Municipal contou com o importante gesto do Sr. Joaquim Ricarte de Albuquerque, que efetivou à doação de uma propriedade vizinha ao prédio escolar.

Imagem de parte do pátio interno da escola, em 2018.

AS EQUIPES DE GESTÃO:

A equipe de administração de uma escola da rede municipal é cargo de confiança do prefeito, que indica os seus componentes.

  • 1967 – 1970

Profª. Maria do Carmo Alves de Albuquerque (Diretora).

  • 1971 – 1972

Profª. Maria do Carmo Alves de Albuquerque (Diretora).

  • 1973 – 1976

Profª. Maria do Carmo Alves de Albuquerque (Diretora).

  • 1977 – 1982

Profª. Maria do Carmo Alves de Albuquerque (Diretora).

  • 1983 – 1988

Profª. Maria do Carmo Alves de Albuquerque (Diretora).

  • 1989 – 1992

Profª. Maria do Carmo Alves de Albuquerque (Diretora).

  • 1993 – 1996

Profª. Marleide Alves de Oliveira (Diretora).

  • 1997 – 2000

Profª. Katia Albuquerque Feitosa (Diretora).

  • 2001 – 2004

Profª. Katia Albuquerque Feitosa (Diretora).

  • 2005 – 2008

Prof. Sebastião Vitor Araújo (Diretor);
Profª. Suellen Ferreira Franco Facundo (Coordenadora Pedagógica);
Profª. Patrícia Lobo Ramalho (Secretária).

  • 2009 – 2012

Prof. Antônio dos Santos Silva (Diretor);
Prof. Sebastião Vitor Araújo (Coordenador de Gestão);
Profª. Patrícia Lobo Ramalho (Secretária).

  • 2013 – 2016

Prof. Sebastião Vitor Araújo (Diretor)¹;
Profª. Katia Albuquerque Feitosa (Coordenadora Pedagógica);
Profª. Elane Sampaio Nascimento (Secretária).

  • 2017 – 2020

Profª. Uiara Carla Nogueira de Albuquerque (Diretora);
Profª. Marleuda Gomes Guerreiro (Coordenadora Pedagógica);
Profª. Auzenira de Sousa Lima (Secretária).

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades pedagógicas, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a Escola de Ensino Fundamental José Ricarte de Albuquerque possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Cantina: 1
  2. Depósito: 1
  3. Dispensa: 1
  4. Sala de direção: 1
  5. Sala de secretaria: 1
  • Setor Acadêmico:
  1. Banheiros: 3
  2. Biblioteca: 1
  3. Laboratório de informática: 1
  4. Pátio aberto: 1
  5. Pátio coberto: 1
  6. Quadra coberta: 1
  7. Salas de aula: 6

Imagem da quadra coberta da Escola de Ensino Fundamental José Ricarte de Albuquerque, em 2018.

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Escola de Ensino Fundamental José Ricarte de Albuquerque e o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-7351 (Secretaria da Educação).
  • E-mail:
  1. jrapolo10@hotmail.com

Nota: ¹ Substituído na direção da escola pelo Prof. Demétrius Alves de Albuquerque nos primeiros dias de agosto de 2016.

4 ideias sobre “Escola de Ensino Fundamental José Ricarte de Albuquerque

  1. Pingback: A EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Capela de São José – Varzantinha | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Varzantinha | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Quadra Poliesportiva da EEF José Ricarte de Albuquerque | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta