Escola de Ensino Fundamental Joaquim Vieira Lima

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Escola de Ensino Fundamental Joaquim Vieira Lima está localizada no São Pedro, na margem da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem, distante pouco mais de 13 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da escola de Ensino Fundamental Joaquim Vieira Lima, em 2020.

Esse equipamento público, pertencente ao Governo Municipal, é gerenciado pela Secretaria da Educação, que segue as orientações e as normas do 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, a CREDE 12, que está sediada no Município de Quixadá.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

Essa unidade de ensino, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, teve a sua nomenclatura regulamentada através da lei nº 763, de 4 de outubro de 2001.
Essa escola está credenciada pelo CEC, o Conselho de Educação do Ceará, e o seu número no INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é 23096608.

AS MODALIDADES DE ENSINO:

Em nosso país a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, tendo uma duração ideal de dezoito anos, período da vida escolar que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, servindo também para se definir sobre o futuro profissional e área do conhecimento que se quer seguir.
Na Escola de Ensino Fundamental Joaquim Vieira Lima existe a oferta das seguintes modalidades de ensino:

  1. Ensino Fundamental.

OS SÍMBOLOS DA ESCOLA:

A palavra símbolo designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato, por força de convenção ou semelhança, sendo um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionado de modo a que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas, consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação.
A Escola de Ensino Fundamental Benjamim Alves da Silva possui dois símbolos que a identificam, são eles:

1º. A BANDEIRA:

O pavilhão da Escola de Ensino Fundamental Joaquim Vieira Lima foi criado em 20?? pelo Prof.

2º. O BRASÃO:

O brasão da Escola de Ensino Fundamental Joaquim Vieira Lima foi criado em 20?? pelo Prof.

Imagem do brasão dessa unidade de ensino.

O brasão dessa escola está dividido  em quatro campos e carrega um conjunto de detalhes que resumem um pouco da história e dos valores da própria instituição, são eles:

  • O livro: No canto superior direito encontra-se um livro em branco, refletindo que cada um possui a capacidade de escrever a sua própria história. Representa a constante atividade docente de seus professores, que tentam dia-a-dia deixar coisas boas na mente de seus alunos.
  • A paisagem: No canto superior direito existe uma bela paisagem do campo, demonstrando que é uma escola rural, tendo no meio da paisagem o Rio Santo Antônio, que irrigas os campos da região.
  • O mandacaru: No canto inferior esquerdo está um pé de mandacaru, simbolo da resistência do homem do sertão, que mesmo nos momentos de estiagem não perde a sua esperança.
  • A coruja: No canto inferior direito está uma coruja, uma ave que é considerada a soberana da noite, que para os gregos era o horário propício para o exercício da reflexão. Para muitos povos ela representa o mistério, a inteligência, a sabedoria e o conhecimento. Ela tem o poder de enxergar na escuridão, conseguido ver onde os outros não conseguem.
  • A flâmula: Na parte inferior do escudo existe uma flâmula branca com o nome da escola e ao seu lado ramos de louro, uma distinção concedida em forma de conhecimento aos alunos que estudam nessa unidade de ensino.

A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:

O edifício que abriga essa unidade de ensino foi construída na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva, ocorrendo a sua inauguração no dia 1º de março de 1981, oportunidade em que recebeu como patrono o nome do Agropecuarista Joaquim Vieira Lima.
Sobre esse assunto o Projeto Político Pedagógico, documento que norteia os assuntos da instituição, nos traz algumas informações:

“A instituição de ensino foi homenageada com o nome do Sr. Joaquim Vieira Lima, um homem público e de visão empreendedora no agronegócio desta região. Um cidadão de bem que deixou uma família exemplar que vem colaborando com o desenvolvimento do nosso Município.”

Pouco tempo depois, nos primeiros meses de 1992, novamente gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva, crescendo a demanda pela implantação das séries terminais do ensino fundamental, essa unidade de ensino acolheu grande parte dos alunos dessa região.
Mais tarde, no primeiro semestre de 2005, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, por meio da lei nº 913, de 27 de junho, seguindo o plano de redimensionamento geográfico do Município, diante de sua localização geográfica, essa unidade de ensino passou a compor o território do Polo Oito, sendo a sua escola sede.

“Em 2005 foram criados os polos educacionais da Secretaria da Educação do Município. Assim, a localidade de São Pedro foi escolhida para ser sede do Polo 8, pois é a maior escola da região, além de possuir melhores recursos e desempenho de seus seus estudantes.”

Ainda nesse governo, em 2007, a comunidade escolar dessa unidade de ensino foi contemplada com a edificação de um novo edifício, pois o antigo não supria mais a necessidade de sua nova funcionalidade.
No dia 13 de maio de 2012, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, essa unidade de ensino foi contemplada com a construção da Quadra Poliesportiva Silvana da Silva Lourenço, que possui grande utilidade para os alunos e os moradores dessa localidade.

Imagem da quadra poliesportiva dessa unidade de ensino, em 2020.

AS EQUIPES DE GESTÃO:

A equipe de administração de uma escola da rede municipal é cargo de confiança do prefeito, que indica os seus componentes.

  • 2001 – 2004

Profª. (Diretora Geral);
Profª. (Coordenadora Pedagógica);
(Secretária).

  • 2005 – 2008

Profª. (Diretora Geral);
Profª. (Coordenadora Pedagógica);
(Secretária).

  • 2009 – 2012

Profª. Francilene Uchôa Ramos (Diretora Geral);
Profª. (Coordenadora Pedagógica);
(Secretária).

  • 2013 – 2016

Profª. (Diretora Geral);
Profª. (Coordenadora Pedagógica);
(Secretária).

  • 2017 – 2020

Profª. Miscilene Mesquita Martins (Diretora Geral);
Profª. Jean Carle Melo de Sousa (Coordenadora Pedagógica);
(Secretária).

 A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades pedagógicas, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a Escola de Ensino Fundamental Joaquim Vieira Lima possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Cantina: 1
  2. Depósito: 1
  3. Secretaria: 1
  • Setor Acadêmico:
  1. Banheiros: 2
  2. Laboratório de Informática: 1
  3. Pátio aberto: 1
  4. Salas de aula: 6

Imagem do corredor interno dessa unidade de ensino, em 2020.

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Escola de Ensino Fundamental Joaquim Vieira Lima é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-7351 (Secretaria da Educação).

Uma ideia sobre “Escola de Ensino Fundamental Joaquim Vieira Lima

  1. Pingback: A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta