Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Poço do Gado

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Poço do Gado, está localizada na zona rural do Município de Boa Viagem, dentro do território do Distrito de Domingos da Costa, distante pouco mais de 24 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em 2023.

Essa comunidade está sob os cuidados da  Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, pertencente à Diocese de Quixadá que, anualmente, seguindo o calendário litúrgico, costuma celebrar às festividades de sua padroeira no dia 8 de dezembro.

“A Imaculada Conceição ou Nossa Senhora da Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha (em latim, mácula) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. A Igreja Católica também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Imaculada_Concei%C3%A7%C3%A3o. Acesso no dia 8 de dezembro de 2022)

O HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO:

Essa capela foi construída no período do paroquiado do Pe. Paulo Ângelo de Almeida Medeiros em uma propriedade gentilmente doada pelo casal Joaquim de Sousa Lima e Maria Pereira Lima, tendo a sua inauguração ocorrido no dia 8 de dezembro de 1988 em uma celebração presidida pelo Mons. Luiz Orlando de Lima e Pe. Francisco Evanilson.
Mais tarde, nos primeiros meses de 2009, com a criação da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, essa capela saiu do domínio administrativo e eclesiástico da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, que teve o seu território diminuído.

Imagem da capela e da praça, em 2023.

No dia 4 de dezembro de 2022, depois de algum tempo em reforma, essa capela foi reinaugurada em uma Missa Solene que foi presidida pelo Pe. Thomas James Thacheril.

“A sua construção foi realizada graças a contribuição dos fiéis da própria comunidade. Em sua última reforma o teto foi erguido, telhas e madeiras foram trocadas por uma estrutura de ferro e zinco. Foram colocadas novas portas e janelas, iluminação, sistema de som e pintura.” (THACHERIL, 2024: p. 20)

Nos primeiros meses de 2023, na gestão do Prefeito José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, as cercanias dessa capela receberam valiosas melhorias depois da construção de uma praça.

OS DIRIGENTES DA CAPELA:

Essa humilde localidade não possui condições para manter um padre residente, mas já contou com o valioso trabalho das seguintes pessoas:

  1. Diocélio de Sousa.

A ESTRUTURA FÍSICA DO TEMPLO:

Para executar bem as suas atividades a Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição possui a seguinte estrutura:

  1. Banheiro: 1
  2. Sacristia: 1
  3. Santuário: 1

A PROGRAMAÇÃO:

As atividades semanais da programação da Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição são as seguintes:

  • MISSAS:
  1. Toda 4ª Quinta-Feira do mês ⇒ 19h (noite).
  • CELEBRAÇÃO DA PALAVRA:
  1. Domingo ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DOS HOMENS:
  1. Segunda ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DA MÃE RAINHA:
  1. Todo dia 18 do mês ⇒ 19h (noite).

O CONTATO:

O canal de comunicação com os responsáveis pela Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-2676 (Secretaria Paroquial).

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. THACHERIL, Thomas James. Livro Histórico (2013 – 2024). Boa Viagem: Texto não publicado, 2024.
  4. WIKIPÉDIA. Imaculada Conceição. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Imaculada_Concei%C3%A7%C3%A3o. Acesso no dia 8 de dezembro de 2022.

3 pensou em “Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Poço do Gado

  1. Pingback: Paróquia de Nossa Senhora de Fátima | História de Boa Viagem

  2. Pingback: DEZEMBRO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Poço do Gado | História de Boa Viagem

Deixe um comentário