Alberto Colbert Terceiro Vieira

Dr. Alberto Colbert Terceiro VieiraAlberto Colbert Terceiro Vieira nasceu no dia 27 de março de 1965 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Manuel Vieira da Costa e de Maria Zeneida Terceiro de Araújo Costa.
Os seus avós paternos se chamavam Teófilo da Costa Filho e Antônia Vieira Lima, já os maternos eram Manoel Ximenes de Araújo e Francisca Araújo Terceiro.
Na época do seu nascimento o seu pai exercia o cargo de prefeito do Município de Boa Viagem, função ao qual renunciou algum tempo depois, migrando com a sua família para região sudeste do país.
Mais tarde, no dia 14 de janeiro de 1988, com apenas 23 anos de idade, conseguiu concluir o curso de Direito no Instituto Metodista Bennett, que está localizado na Rua Marquês de Abrantes, nº 55, no Bairro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro.
Algum tempo depois contraiu núpcias com Silvia Regina Correa Menezes, com quem gerou um filho, sendo ele Yvens Colbert Menezes Terceiro.
Pertencia ao quadro de juízes do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, onde prestou valiosos serviços ao Poder Judiciário atendendo nas comarcas de 1ª entrância de São Gonçalo do Amarante, Quixará, Paracuru, Caucaia e de São Luiz do Curu.

“Foi designado em 15 de agosto de 1994 para responder pela 3ª Vara da Comarca do Crato durante a licença do respectivo titular. O Dr. Alberto exercia então as funções de juiz substituto da Comarca de Farias Brito.” (BORGES, 1997: p. 114)

Faleceu prematuramente no dia 19 de maio de 2000 em um grave acidente automobilístico ocorrido dentro dos limites do Município de São Luiz do Curu, pouco depois de ter completado 35 anos de idade.
Logo após o seu falecimento o seu corpo foi trazido para a sua terra natal, onde recebeu as despedidas fúnebres que são de costume, sendo em seguida sepultado no túmulo da família que existe no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, Centro.

Imagem do túmulo da família, em 2015.

Imagem do túmulo da Família Vieira da Costa, em 2015.

BIBLIOGRAFIA:

  1. BORGES, Raimundo de Oliveira. Memória Histórica da Comarca do Crato. Fortaleza: Casa José de Alencar, 1997.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, através da lei nº 985, de 19 de dezembro de 2007, uma das ruas do Bairro Osmar Carneiro, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura;
  2. Em sua memória, em 2010, o edifício que abriga o Cartório Vieira, de 2º Ofício, que está localizado na Praça Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima, nº 80, no Centro da cidade de Boa Viagem, recebeu a sua denominação.

5 ideias sobre “Alberto Colbert Terceiro Vieira

  1. Pingback: Rua Alberto Colbert Terceiro Vieira | História de Boa Viagem

  2. Pingback: MARÇO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: MAIO | História de Boa Viagem

  4. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  5. Pingback: Manuel Vieira da Costa | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta