Maria Bezerra Pinto

Maria Bezerra Pinto, também conhecida por Vanuza Bezerra, nasceu no dia 1º de janeiro de 1981 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de Luís Lopes Pinto Filho e Tereza Bezerra Pinto.
Os seus avós paternos se chamavam Luís Lopes Pinto e Francisca Ribeiro do Nascimento, já os maternos eram José Bezerra do Vale e Ana Bezerra do Nascimento.
Nos primeiros anos de sua infância, quando chegou a época de iniciar a sua vida estudantil, foi matriculada pelos seus pais na Escola de Ensino Fundamental Patriolino Ribeiro do Nascimento, na localidade de Massangana.

“A Massangana é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 42 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará. Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região oeste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Ipiranga.” (SILVA JÚNIOR, 2020: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/massangana/. Acesso no dia 20 de março de 2021)

Pouco tempo depois, diante do fato de inexistir unidades escolares nas séries subsequentes aos seus estudos, passou a estudar na Escola de Ensino Fundamental Filomena Borges de Sousa, na vila de Barreiros, na zona rural do Município de Monsenhor Tabosa, onde concluiu o Ensino Fundamental nos últimos meses de 1996.
No ano seguinte, desejando dar continuidade em seus estudos, passou a residir na cidade de Boa Viagem, quando foi matriculada em uma das turmas da Escola de Ensino Médio Dom Terceiro, fazendo opção em seguir no curso de Técnico em Contabilidade, etapa finalmente concluída nos últimos meses de 1999.
Em 2006 passou a viver em união estável com Lindojoncio Pereira de Almeida, nascido em 29 de junho de 1981, sendo filho de João Teixeira de Almeida e de Lindalva Pereira de Almeida, com quem gerou um filho, sendo ele Luís Gustavo Bezerra de Almeida.
No dia 2 de agosto de 2011, depois algum tempo de estudos, pela Universidade Anhanguera-Uniderp, conseguiu concluir o curso de Bacharelado em Assistência Social.
Depois disso, pela Faculdade Kurios, ingressando em uma Especialização em Políticas Públicas e Seguridade Social, apresentou seu trabalho monográfico com o título…., sendo diplomada no dia 21 de novembro de 2014.

Imagem de seu material de campanha.

Pouco tempo depois, no dia 4 de outubro de 2015, com o número 44, concorreu pela primeira vez por uma das vagas do Conselho Tutelar de Boa Viagem, quando recebeu 1.807 votos.
Nesse mesmo período, no dia 9 de janeiro de 2017, depois de algum tempo aprimorando os seus estudos, novamente pela Faculdade Kurios, concluiu o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia.

Imagem de seu material de campanha.

Mais tarde, no dia 6 de outubro de 2019, dessa vez com o número 444, voltou a concorrer por uma das vagas no Conselho Tutelar de Boa Viagem, oportunidade em que recebeu 2.777 votos, um fenômeno que lhe projetou como potencial candidata a um cargo eletivo no Poder Legislativo.

“Teve início nesta segunda-feira, dia 22, a campanha eleitoral para os Conselheiros Tutelares 2019, a eleição ocorre no próximo dia 6 de outubro e até lá cerca de 11 candidatos disputam uma vaga. Quem está apto a ser votado? Alex Batista da Silva Gomes, Antônio de Sousa Pereira, Francisco Antônio Gonzaga Vieira, Iara da Silva Brito, Joaquim Mendes de Sousa Filho, Mayra Bezerra de Sousa, Maria Bezerra Pinto, Raquel Bezerra da Silva, Raimundo Robcionei Bié de Lima. Rocicleide Dias Vieira da Silva e Rogério Rodrigues Ferreira Costa. O conselheiro tutelar é o servidor público municipal que trabalha no Conselho Tutelar fazendo cumprir o que determina a Lei Federal 8.069/90, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O conselheiro tutelar tem as suas competências e atribuições fixadas no artigo 136 do mesmo estatuto.” (SERTNEWS, 2019: Disponível em https://www.sertnews.com.br/noticia/1431/conheca-os-candidatos-a-conselheiro-tutelar-de-boa-viagem. Acesso no dia 20 de março de 2021)

No ano seguinte, no pleito eleitoral ocorrido dia 15 de novembro, decidida a entrar na vida pública ingressando em uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores, militando nos quadros políticos do SOLIDARIEDADE, apoiando ao candidato José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, com a legenda nº 77.456, conseguiu receber a confiança de 1.682 votos, ficando com a primeira cadeira disponível nessa legislatura.

Imagem de seu material de campanha.

BIBLIOGRAFIA:

  1. CRISTIAN, Eva. Resultado oficial do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Boa Viagem. Disponível em https://www.boaviagem.ce.gov.br/informa.php?id=172. Acesso no dia 20 de março de 2021.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SERTNEWS. Conheça aos candidatos ao Conselho Tutelar de Boa Viagem. Disponível em https://www.sertnews.com.br/noticia/1431/conheca-os-candidatos-a-conselheiro-tutelar-de-boa-viagem. Acesso no dia 20 de março de 2021.
  4. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Massangana. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/massangana/. Acesso no dia 20 de março de 2021.

2 pensou em “Maria Bezerra Pinto

  1. Pingback: Administração de 2021 – 2024 | História de Boa Viagem

  2. Pingback: JANEIRO | História de Boa Viagem

Deixe um comentário