Escola de Ensino Fundamental Patriolino Ribeiro do Nascimento

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Escola de Ensino Fundamental Patriolino Ribeiro do Nascimento está localizada em Massangana, dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga, distante pouco mais de 42 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, na zona rural do Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem dessa unidade escolar em 2024.

Esse equipamento público, pertencente ao Governo Municipal, é gerenciado pela Secretaria da Educação do Município, que segue as orientações e as normas da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – a CREDE 12, que está sediada no Município de Quixadá.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

Essa pequena unidade de ensino teve a sua nomenclatura regulamentada através da lei nº 763, de 4 de outubro de 2001, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef.
Ela está credenciada pelo CEC – o Conselho de Educação do Ceará, e o seu número no INEP – o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é 23097027.

AS MODALIDADES DE ENSINO:

Em nosso país a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, tendo uma duração ideal de dezoito anos, período da vida escolar que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, servindo também para se definir sobre o futuro profissional e área do conhecimento que se quer seguir.
Na Escola de Ensino Fundamental Patriolino Ribeiro do Nascimento existe a oferta das seguintes modalidades de ensino:

  1. Ensino Infantil;
  2. Ensino Fundamental.

OS SÍMBOLOS DA ESCOLA:

A palavra símbolo designa um tipo de signo, em que o significante representa algo abstrato, por força de convenção ou semelhança, sendo um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionado de modo a que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas, consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação.
A Escola de Ensino Fundamental Patriolino Ribeiro do Nascimento possui dois símbolos que a identificam, são eles:

1º. A BANDEIRA:

2º. O BRASÃO:

O brasão da Escola de Ensino Fundamental Patriolino Ribeiro do Nascimento foi criado pela Profª. Ana Neri de Alencar.

Imagem do brasão utilizado por essa unidade de ensino.

O brasão dessa escola carrega um conjunto de detalhes que resumem um pouco da história e dos valores da própria instituição, são eles:

  • Flâmulas: O brasão possui duas flâmulas, uma superior e outra inferior, na superior está a identificação da escola, já na inferior o nome da localidade onde a escola se encontra;
  • O livro: Na parte interna superior do brasão está um livro em um fundo amarelo, demonstrando que essa escola é transmissora de valores, onde no seu cotidiano tenta compartilhar com os seus alunos o conhecimento universal produzido pela humanidade e dá a cada um a oportunidade de escrever a sua própria história;
  • A paisagem: Na parte inferior existe uma paisagem da região colocando em destaque o milho e um caudaloso riacho, pois essa unidade de ensino está fincada na zona rural, onde os seus moradores vives da agricultura.

A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:

Para compreendermos um pouco da história dessa unidade de ensino precisamos conhecer a geografia da região que lhe cerca, que é muito acidentada e cortada por pequenos riachos, sendo os principais deles denominados de Piedade e Barreiros, algo que torna difícil a locomoção de seus habitantes, especialmente na quadra invernosa.
Essa região está próxima ao limite com os Municípios de Independência e Monsenhor Tabosa e, durante alguns anos, por conta dessa pouca distância, economia e melhor atenção aos seus filhos, muitos pais optavam por encaminha-los para a unidade escolar existente na vila dos Barreiros, em Monsenhor Tabosa.
Diante desse fato, por volta de 1974, percebendo o grande número de crianças em idade escolar nessa região, atendendo a indicação do Vereador Benjamim Alves da Silva, o Governo Municipal, na gestão do Prefeito Dr. Francisco Vieira Carneiro – o Major Carneiro, contratou a prestação dos serviços da Profª. Antonieta Bezerra Lopes, que gentilmente reservou um dos cômodos de sua casa para servir de sala de aula, escola isolada que foi denominada de Grupo Escolar Nilce Guimarães.
Nessa época a vida do professor era muito difícil pois, além do baixo salário, não havia material escolar em abundância e ainda acumulava várias funções, servindo diariamente como auxiliar de serviços gerais e merendeira.
No ano seguinte, ainda na gestão do Prefeito Dr. Francisco Vieira Carneiro, contando com a valiosa doação de uma propriedade pertencente ao Sr. Luís Ribeiro do Nascimento, essa unidade de ensino foi construída, recebendo como patrono o nome de Patriolino Ribeiro do Nascimento, pai do referido doador.

Imagem da entrada principal dessa escola na década de 1980.

Nessa etapa de sua história essa pequena escola dispunha de apenas uma sala de aula, uma cantina e dois exíguos banheiros na parte externa de sua estrutura, servindo nessa etapa a 55 alunos, que eram distribuídos em dois turnos, um para a 1ª e o outro para a 2ª série.
Depois da construção dessa unidade de ensino, que como afirmamos só possuía uma sala de aula, por conta do grande número de alunos na região e da inexistência de transporte escolar, a escola isolada na casa da Profª Antonieta continuou a existir por alguns anos, pois ficava distante pouco mais de três quilômetros desse edifício.
Mais tarde, em 1984, a Profª Antonieta e a sua família muda o seu domicílio para localidade de Olinda, oportunidade em que deixa em seu lugar uma de suas alunas mais promissoras, a Profª Antônia Evanilde Beserra de Paiva, que instala essa sala isolada primeiramente em um espaço adaptado e logo depois em sua residência.
Em 1994 essa unidade de ensino recebeu a instalação de energia elétrica, passando depois disso a ofertar no turno noturno educação especial destinada a jovens e adultos.
Alguns anos depois, em 1998, novamente na gestão do Prefeito Dr. Francisco Vieira Carneiro, com as mudanças impostas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a nomenclatura dessa unidade de ensino passou a ser utilizada identificando o nível de atendimento de sua clientela.
Nesse período, com mais investimentos sendo destinados para educação, as escolas isoladas foram sendo desativadas e os seus alunos, graças ao transporte escolar, passaram a compor o seu corpo discente.
Dentre as escolas desativadas destacamos a Escola de Ensino Fundamental Urculino José do Nascimento, em Alto Alegre; a Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, em Poço do Boi; a Escola de Ensino Fundamental Pe. Paulo de Almeida Medeiros, em Aniceto, e a Escola de Ensino Fundamental José Onesiano do Vale, em Melancias.
Depois disso, nos últimos meses de 2001, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, a nomenclatura do patrono dessa unidade de ensino foi regulamentado pela Câmara Municipal de Vereadores.
Nessa época, possuindo grande número de alunos, os professores dividiam as salas em turmas de multisseriado, recebendo a ampliação de mais uma sala de aula em 2004 graças a indicação do Vereador Francisco Valdeni Vieira da Silva.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Patriolino Ribeiro do Nascimento, em 2000.

No primeiro semestre do ano seguinte, na gestão do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, por meio da lei nº 913, de 27 de junho, seguindo o plano de redimensionamento geográfico do Município, essa unidade de ensino passou a compor o território do Polo Sete.
Nos primeiros meses de 2007, nessa mesma gestão, dispondo de recursos do PDDE – o Programa Dinheiro Direto na Escola, essa unidade de ensino passou por uma reforma, ampliação de mais uma sala de aula, sala de direção e a edificação de rampa de acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
Em 2017, por um curto período de tempo, essa unidade de ensino passou a pertencer ao Polo Seis, voltando ao Polo Sete em 2021.
Nos primeiros meses de 2024, na gestão do Prefeito José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, essa unidade de ensino passou por sua maior reforma, sendo completamente modernizada em sua estrutura.

“A escola conta hoje com 95 alunos, oferecendo creche, pré-escola, ensino fundamental I e II e EJA, funcionando nos três turnos… Atende a famílias de baixa renda, abrangendo as localidades de Tanquinho, Jaramataia, Piedade, Curitiba, Massangana, Massapê dos Patu, Ermo, Riacho Verde, Serrinha, Aniceto, Malhada do Feijão, Poço Salgado, Melancias, Cachoeira dos Vales e Olinda. Os alunos dessa escola são basicamente filhos de agricultores, aposentados e assalariados.” (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, 2024: p. 3-4)

Durante esses anos de história algumas professoras passaram por essa escola e deixaram valiosa contribuição, sendo elas: Antônia de Maria Barbosa da Luz, Maria Inês, Maria Valério Rodrigues, Iraci Rodrigues da Silva, Maria Lindomar de Paiva do Vale e Cosma de Paiva do Vale.

O NÚCLEO GESTOR:

A equipe de administração de uma escola da rede municipal é cargo de confiança do prefeito, que indica os seus componentes.

  • 1975

Profª. (Diretora Geral).

  • 1976 – 1983

Profª. (Diretora Geral).

  • 1983 – 1988

Profª. Maria Valéria Rodrigues (Diretora Geral).

  • 1989 – 1992

Profª. Antônia Evanilde Beserra de Paiva (Diretora Geral).

  • 1993 – 1996

Profª. Antônia Evanilde Beserra de Paiva (Diretora Geral).

  • 1997 – 2000

Profª. Maria Nilza Sampaio do Vale (Diretora Geral).

  • 2001 – 2004

Profª. Maria Nilza Sampaio do Vale (Diretora Geral).

  • 2005 – 2008

Profª. Antonieta Bezerra Lopes (Diretora Geral);
Profª. Francisca Vieira de Andrade Barbosa (Coordenadora Pedagógica);
Aline Guerreiro (Secretária).

  • 2009 – 2012

Profª. Ana Nery Alencar (Diretora Geral);
Profª. Francisca Vieira de Andrade Barbosa (Coordenadora Pedagógica);
Luiza Cleide Lobo do Vale (Secretária).

  • 2013 – 2016

Profª. Antônia Evanilde Beserra de Paiva (Diretora Geral);
Profª. Francisca Vieira de Andrade Barbosa (Coordenadora Pedagógica);
Sandra Oliveira Beserra (Secretária).

  • 2017 – 2020

Profª. Maria Ivonete do Nascimento Barbosa (Diretora Geral);
Profª. Maria de Fátima Mendes Evangelista (Coordenadora Pedagógica);
Luiza Cleide Lobo do Vale (Secretária).

  • 2021 – 2024

Profª. Regina do Vale Bezerra Pinto (Diretora Geral);
Profª. Antonieta Bezerra Lopes (Coordenadora Pedagógica);
Sandra Oliveira Beserra (Secretária).

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades pedagógicas, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a Escola de Ensino Fundamental Patriolino Ribeiro do Nascimento possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Cantina: 1
  2. Depósito: 2
  3. Sala de direção: 1
  • Setor Acadêmico:
  1. Banheiros: 3
  2. Laboratório de informática: 1
  3. Pátio aberto: 1
  4. Pátio coberto: 1
  5. Salas de aula: 4

O CONTATO:

Os canais de comunicação com a Escola de Ensino Fundamental Patriolino Ribeiro do Nascimento são o seguinte:

  • Telefone:
  1. patriolinoribeirodonascimento1@gmail.com
  • Telefone:
  1. 88.3427-7351 (Secretaria da Educação).

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola de Ensino Fundamental Patriolino Ribeiro do Nascimento. Boa Viagem: 2024.

4 pensou em “Escola de Ensino Fundamental Patriolino Ribeiro do Nascimento

  1. Pingback: Polo Sete | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Maria Bezerra Pinto | História de Boa Viagem

  3. Pingback: A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima | História de Boa Viagem

Deixe um comentário