João Leonardo de Souza Leonel

João Leonardo de  Souza Leonel nasceu no dia 29 de novembro de 1963 no Município do Crato, que está localizado na Região do Cariri, no Estado do Ceará, distante 518 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Afonso Leonel de Souza e de Maria Olivia de Souza Leonel.
Os seus avós paternos se chamavam Antônio Leonel de Souza e Antônia Maria de Jesus, já os maternos eram José de Souza Lima e Maria de Souza Lima.
Deu início a sua vida escolar sendo matriculado por seus pais em uma das turmas da Escola de Ensino Fundamental Francisco José de Brito, onde cursou todo o Primeiro Grau.
Nessa época, aos 11 anos de idade, demonstrando aptidão musical, iniciou seus estudos na Orquestra Padre David, pertencente a SOLIBEL – a Sociedade Lírica do Belmonte, onde estudou violino.

“A Sociedade Lírica do Belmonte é uma entidade filantrópica fundada pelo Pe. Ágio Augusto Moreira com a finalidade de evangelizar através da música a comunidade do Belmonte, no Município do Crato… Ela é reconhecida como sendo de utilidade púbica, tendo sido criada em 15 de novembro de 1973 tem como missão a formação humana através da prestação de serviços em educação musical e a busca da transformação em um projeto de auto sustentabilidade.” (SOLIBEL, 2012: Disponível em https://cultura.sobral.ce.gov.br/espaco/939/. Acesso no dia 4 de fevereiro  de 2021)

Mais tarde, nos primeiros meses de 1980, ingressou em uma das turmas do Colégio Estadual Wilson Gonçalves, sendo transferido no ano seguinte para cidade de Fortaleza, passando a estudar no Instituto Educacional Padre João Piamarta, que está localizado na Avenida Aguanambi.

Imagem da banda municipal no desfile cívico de 1999.

Em 1985, na gestão do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, foi contratado para lecionar Teoria Musical e Prática Instrumental pela Prefeitura de Boa Viagem, tendo selecionado os seus alunos nas escolas do Município, que algum tempo depois passaram a compor a Banda Municipal de Música João Xavier Guerreiro.

“Banda filarmônica fundada no ano de 1985 e até o momento é regida poJoão Leonardo de Souza Leonel, ex-aluno de violino do renomado Professor e Maestro Mons. Ágio Augusto Moreira – da Sociedade Lírica do Belmonte – Crato-Ce., ex-integrante da Camerata da UFC – regida por Vasquen Fermanian – Fortaleza – Ce., ex-músico da Banda do Piamarta da Aguanambi – regida pelo Maestro Costa Holanda e ex-aluno do Curso de Licenciatura em Música da UECE – Fortaleza – Ce.” (SOUZA LEONEL, 2008: Disponível em http://bandadeboaviagemceara.blogspot.com/. Acesso no dia 10 de janeiro de 2021)

Na eleição municipal que ocorreu no  dia 3 de outubro de 2004, pleiteando uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores de Boa Viagem, militando no PT – o Partido dos Trabalhadores, recebeu a confiança de apenas 71 votos, não conseguindo ser eleito.
Mais tarde, no dia 16 de outubro de 2017, por meio do decreto legislativo nº 14, diante dos seus esforços em favor do desenvolvimento da cultura, foi agraciado com o título de cidadania pela Câmara Municipal de Boa Viagem.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SOUZA LEONEL, João Leonardo de. Banda Municipal de Música João Xavier Guerreiro. Disponível em http://bandadeboaviagemceara.blogspot.com/. Acesso no dia 10 de janeiro de 2021.
  4. SOLIBEL. A Sociedade Lírica do Belmonte. Disponível em https://cultura.sobral.ce.gov.br/espaco/939/. Acesso no dia 4 de fevereiro  de 2021