Imagem de Nossa Senhora da Guia

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A imagem de Nossa Senhora da Guia está localizada na vila de Guia, a sede do Distrito de Guia, distante 39 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem de Nossa Senhora da Guia.

Imagem de Nossa Senhora da Guia, em 2010.

Essa imagem é uma reprodução artística que faz parte do circuito de imagens sacras que foi colocado nos Caminhos de Assis, que levam à basílica de São Francisco da Chagas, na cidade de Canindé.

“Arte sacra é o nome dado a toda produção artística qualificada e destinada ao culto sagrado. Deve-se distinguir entre arte religiosa e arte sacra. A diferença está fundada não tanto nos caracteres intrínsecos de ambos e na inspiração de cada uma, mas no destino da obra artística. Existem obras de profunda inspiração religiosa e que, não obstante isto, não são destinadas ao culto, e portanto, não devem ser consideradas propriamente como sendo arte sacra.” (S.N.T)

A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO E A SUA FINALIDADE:

Essa imagem sacra foi construída em 2000, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, sendo reconhecida como ponto de turismo religioso pela Secretaria do Turismo do Estado do Ceará e pelo Ministério do Turismo.

Imagem aérea de 2016.

Imagem aérea desse atrativo, 2016.

A sua construção, semelhantemente ao que ocorreu com a edificação da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, na cidade de Boa Viagem, teve por finalidade colocar o Município de Boa Viagem no roteiro dos romeiros que cruzam esse Município.
Segundo a matéria do periódico Folha de Boa Viagem, ano I, edição nº 1, de maio de 2003, o Instituto Brasileiro de Turismo, a EMBRATUR, reconheceu a potencialidade turística de nosso Município.

“Em solenidade realizada no Centro de Convenções Edson Queiroz, no final do mês de março, em Fortaleza, a EMBRATUR reconheceu as potencialidades turísticas do Município de Boa Viagem. Presente a solenidade o Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef recebeu das mãos do Governador Dr. Lúcio Gonçalo de Alcântara o Selo do Município com potencial turístico, outorgado a Boa Viagem após minucioso estudo do Ministério do Esporte e Turismo. O segundo passo, segundo o prefeito, é viabilizar recursos junto ao Governo Federal para investir no desenvolvimento do turismo no Município. A boa conservação dos monumentos históricos, tal qual o Obelisco e a Lagoa do Cavalo Morto; a variedade do artesanato local; as edificações antigas existentes, aliadas as belas praças de lazer e a riqueza natural que é o Cachoeirão das Almas, bem como a divulgação que o Boa Viagem Esporte Clube propicia ao Município, seguido de outros fatores de logística, contribuíram para a qualificação e o reconhecimento das potencialidades turísticas do Município.”

No presente, no local onde se encontra essa imagem, existe uma via sacra dividida por estações, onde os devotos costumam fazer suas orações em programações realizadas pela Paróquia de Nossa Senhora da Guia, especialmente no mês de setembro, quando ocorre os seus festejos.

AS CARACTERÍSTICAS:

Administração: Governo Municipal.
Altura:
Iluminação: Sim.
Informações: 88.3427-2426.
Material: Concreto armado.
Peso:
Responsável: Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer.
Tipo: Pública.
Vigilância: Sim.

4 ideias sobre “Imagem de Nossa Senhora da Guia

  1. Pingback: TURISMO | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Distrito de Guia | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Paróquia de Nossa Senhora da Guia | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Guia | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta