Açude Público do Poço da Onça

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Açude Público do Poço da Onça é uma barragem de terra compactada que tem a sua bacia hidrográfica existente dentro da localidade de Poço da Onça, no território do Distrito de Guia, distante aproximadamente 43 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do Açude do Poço da Onça.

Uma barragem, que também recebe o nome de açude, ou represa, é uma barreira artificial feita de concreto ou terra compactada, construída em rios ou riachos, para a retenção de grandes quantidades de água.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

Essa importante represa, que é pública, nunca teve a sua nomenclatura regulamentada pela Câmara Municipal de Vereadores, sendo identificada pelo nome da localidade onde se encontra a sua barragem.

A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO:

Essa barragem foi concluída nos primeiros meses de 2004 na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef com a intenção de abastecer os moradores da vila de Guia, que nessa época, graças ao seu aumento populacional, enfrentava escassez hídrica por conta da incapacidade de abastecimento do Açude do Zagreb, até então o seu principal manancial.
A sua represa foi construída em uma propriedade pertencente aos herdeiros do Sr. Antônio Costa, que se chamavam Raimundo Costa e Maria Rita Lemos, que promoveram a sua doação.
Nessa época, contando com uma emenda do Deputado Federal Nelson Otoch e recursos próprios do Governo Municipal, por uma indicação da Vereadora Maria Lúcia Costa Campos, essa tão preciosa represa veio a existir, servindo atualmente para socorrer os habitantes das localidades de Alto do Descanso, Algodão, Camará dos Aderaldos, Guaiuba, Lázaro, Pé da Serra, Pitombeira dos Araújos e outros.
A edificação de sua barragem, desmatamento e outros serviços necessários custou aproximadamente R$ 150.000,00 (Cento e cinquenta mil reais), sendo R$ 80.000,00 (Oitenta mil reais) de emenda parlamentar, onde o construtor da obra foi o empresário Djalma Carneiro Vieira.

Imagem da bacia hidrográfica do Açude do Poço da Onça, em 2007.

Nos primeiros meses de 2004, logo após a sua construção, pesadas chuvas bateram sobre essa região, quando a sua bacia hidrográfica tomou as primeiras águas e a sua parede, ainda não solidificada, ofereceu risco de rompimento.
Nessa época, temendo o pior e sem contar com o socorro a tempo das máquinas disponíveis da prefeitura, os moradores da região promoveram um trabalho coletivo noturno de socorro buscando aumentar a vasão de seu sangradouro, que nessa ocasião contou com um pequeno trator disponibilizado pelo empresário Raimundo Hélio Campos Filho.
Depois desse serviço de socorro, ainda temendo por suas vidas, em um frenesi de medo e alegria, muitos moradores da vila de Guia buscaram refúgio no monte que abriga a Imagem de Nossa Senhora da Guia.
Pouco tempo depois, findo o perigo, o SAAE – o Serviço Autônomo de Água e Esgoto, investiu na melhoria técnica do abastecimento dos moradores da região.

AS CURIOSIDADES DO AÇUDE:

Uma barragem de sua importância exerce muita influência sobre a população abastecida por ela, gerando alegria ou comoção por ocasião de seu sangramento ou seca:

  • Os anos em que sangrou:
  1. 2004.
  • Os anos em que ficou completamente seco:
  1. 2014.

AS CARACTERÍSTICAS DO AÇUDE:

Essa barragem, quando foi construída, possuía estas características, sendo que algumas delas podem ter sido modificadas por conta dos anos de assoreamento.

LOCALIZAÇÃO
Administração: Município
Coordenadas:
Município: Boa Viagem
Distrito: Guia
Localidade: Guia
Sistema: Banabuiú
Rio: Riacho dos Fernandes (Principal)

HIDROLOGIA
Bacia Hidrográfica:
Capacidade:

BARRAGEM
Comprimento do Coroamento:
Largura do Coroamento:
Altura Máxima:
Cota:

SANGRADOURO
Cota:
Largura:

TOMADA D’ÁGUA
Tipo:
Comprimento:
Diâmetro:

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Geográfico e Histórico do Ceará. Tomo II. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1967.
  2. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. GOMES, Raimundo Pimentel. Corografia Dinâmica do Ceará. Fortaleza: Departamento de Imprensa Oficial do Ceará, 1970.
  4. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  5. SOUSA BRASIL, Thomaz Pompeo de. Ensaio Estatístico da Província do Ceará. Tomo I. Fortaleza: Fundação Waldemar Alcântara, 1997.

2 pensou em “Açude Público do Poço da Onça

  1. Pingback: RECURSOS HÍDRICOS | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Distrito de Guia | História de Boa Viagem

Deixe um comentário