AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
O templo da Igreja Batista Regular de Madeira Cortada está localizado na comunidade denominada de Madeira Cortada, na zona rural do Município de Boa Viagem, dentro dos limites geográficos do Distrito de Poço da Pedra.
A Igreja Batista Regular é uma denominação cristã protestante que é classificada como reformada, de estilo conservador e fundamentalista.
O SIMBOLO UTILIZADO POR ESSA DENOMINAÇÃO:
Uma denominação cristã é uma organização religiosa que funciona com um nome, uma estrutura e uma doutrina que lhes são comuns. O denominacionalismo é o ponto de vista segundo o qual alguns ou todos os grupos cristãos são, em algum sentido, versões da mesma coisa, apesar de suas características distintivas.
Essa igreja possui vinculo denominacional com a AIBREB, Associação das Igrejas Batistas Regulares do Brasil. Ao que nos parece essa denominação não utiliza nenhum simbolo de identificação, deixando para que cada igreja local crie a sua própria marca gráfica distintiva.
A FORMA DE GOVERNO:
Os batistas regulares seguem a forma de governo congregacional, preservam o princípio histórico dos batistas quanto a autonomia da igreja local, os seus problemas eclesiásticos são tratados em suas assembleias sem a interferência externa.
Essas igrejas reúnem-se para comunhão através de associações estaduais, e essas representam-se nacionalmente por meio da Associação de Igrejas Batistas Regulares do Brasil, a AIBREB.
Como expressão de um movimento esse grupo considera que para ser uma igreja batista regular não é necessário estar ligado a qualquer associação, desde que mantenham os distintivos históricos dos batistas: sejam conservadoras, fundamentalistas, e preservem a mesma doutrina e prática.
OS PASTORES:
Ao longo de sua história eclesiástica essa igreja já foi cuidadosamente dirigida pelos seguintes pastores:
- Rev. George Kircher – 1980 a 1992;
- Rev. Vicente Gonçalves Fernandes – 1993 a 2002;
- Rev. Cícero Antônio Pereira Gonçalves – 2004 a 2007;
- Rev. Erinaldo Vieira da Silva – 2014 (atual).
AS CONGREGAÇÕES E A IGREJA MATRIZ:
Entre os cristãos de confissão protestante o termo igreja matriz é pouco utilizado, costuma-se usar o nome de igreja mãe para àquela comunidade religiosa que consegue gerar outras igrejas.
Sobre essas igrejas, principalmente entre aquelas de modo de governo congregacionalista, toda igreja começa a sua vida eclesiástica como um ponto de pregação, que é um local que serve de referência para futuros encontros, onde de forma simples e reverente se expõe a palavra de Deus.
Algum tempo depois, dependendo do número de pessoas e da regularidade dessas reuniões, o local passa a ser considerado pela comunidade mantenedora como uma de suas congregações.
Essas congregações, que podem ter ou não um templo, geralmente possuem uma liderança leiga formada e comprometida, que presta regularmente satisfação de suas atividades religiosas nas assembleias da igreja mãe.
Com o passar do tempo essas congregações conseguem a sua autonomia financeira, daí solicitam da igreja mãe a sua independência eclesiástica para realizar as suas próprias assembleias administrativas.
No Município de Boa Viagem a Igreja Batista Regular de Madeira Cortada está distribuída da seguinte forma:
- Zona Urbana:
- Zona Rural:
- Igreja Batista Regular de Madeira Cortada (Igreja Mãe).
OS EQUIPAMENTOS:
Para executar bem as suas atividades sociais e espirituais a igreja dispõe de alguns equipamentos, são eles:
- Casa Pastoral;
- Salão Pastoral.
O CONTATO:
O canal de comunicação com a Igreja Batista Regular de Madeira Cortada é o seguinte:
- Telefone:
- 88.3427-
Pingback: Igreja Batista Regular de Ibuaçu | História de Boa Viagem
Pingback: RELIGIOSIDADE | História de Boa Viagem
Pingback: Manoel Bernardino de Santana | História de Boa Viagem
Pingback: Rev. Antônio Francisco Neto | História de Boa Viagem
Pingback: Sofia Vieira de Freitas | História de Boa Viagem
Pingback: Manoel José da Silva | História de Boa Viagem