Eleonídes Sales de Oliveira nasceu no dia 28 de agosto de 1918 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, sendo filho de José Sales de Oliveira e de Maria Ortolina de Oliveira.
Alguns tempo depois, em 4 de outubro, seguindo o costume da confissão religiosa de seus pais, recebeu o sacramento do batismo pelas mãos do Mons. José Cândido de Queiroz Lima.
Os seus avós paternos se chamavam José de Oliveira Têves Júnior e Maria Liberalina do Vale, já os maternos eram João Guerreiro do Vale e Maria Pastora do Amor Divino.
Segundo informações existentes no livro B-12, pertencentes à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, página 10v, termo nº 40, no dia 30 de dezembro de 1947, diante do Pe. Francisco Clineu Ferreira, contraiu matrimônio religioso com Maria Oscarina Moreira Oliveira, nascida em 3 de dezembro de 1927, sendo filha de José Moreira de Oliveira e de Maria Moreira do Vale.
Mais tarde, no dia 7 de dezembro de 1955, em acordo com as informações existentes no livro B-15, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, termo nº 2.496, página 143, confirmou os seus votos em uma cerimônia de casamento civil.
Desse matrimônio foram gerados oito filhos, sendo eles: Maria Ortulina Moreira Oliveira, Eleonides Moreira Oliveira, Maria Osmarina Oliveira da Rocha, Maria Olgarina Moreira Oliveira, José Elinton Moreira Oliveira, Maria Ozirene Moreira Oliveira, Ozeline Moreira de Oliveira Bezerra e Francisco Enilde Moreira Oliveira.
Durante muitos anos residiu com a sua família na Rua Antônio Rocha Bezerra, s/nº, no Bairro Vila Holanda, onde se mantinha como agropecuarista.
Segundo informações existentes no livro C-06, pertencente ao Cartório Geraldina, termo nº 4.902, página 259, faleceu no dia 26 de fevereiro de 2007, aos 88 anos de idade.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade de Boa Viagem.
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM. Livro de registro dos batismos. 1918-1920. Livro A-14. Folha 183, Tombo nº 19.
- PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM. Livro de registro dos casamentos. 1947-1951. Livro B-12. Folha 10v, Tombo nº 40.