Francisco de Paula Pessoa nasceu no dia 24 de março de 1795 no Município de Granja, que está localizado no Litoral de Camocim, distante 300 quilômetros da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, sendo filho de Tomás Antônio Pessoa de Andrade e de Francisca Maria de Jesus Mota.
Os seus avós paternos de chamavam Feliciano Pessoa de Andrade e Maria Tereza Joaquina de Macedo e Almeida, já os maternos eram João de Carvalho Mota e Maria Pereira de Abreu.
O seu pai era um comerciante português que imigrou da província de Rabaçal, em Coimbra, e se estabeleceu na cidade de Sobral por volta de 1760, já a sua mãe era baiana e filha de portugueses.
Em sua juventude, por volta de 1819, seguindo o ramo de trabalho de seu pai, se estabeleceu como comerciante inicialmente na cidade de Granja, e posteriormente na cidade de Sobral.
Pouco tempo depois, por volta de 1824, um de seus irmãos esteve diretamente envolvido na Confederação do Equador, algo que logo gerou prejuízo em seus negócios, quando os seus bens foram confiscados.
“O irmão, João de Andrade Pessoa Anta, um dos cabeças da revolução de 1824, é fuzilado no Passei Público, em Fortaleza, juntamente com o Pe. Mororó e outros patriotas republicanos.” (MACEDO, 1980: p. 37)
Depois disso, em 1826, residiu durante algum tempo na cidade do Rio de Janeiro, onde conseguiu construir valiosas relações de amizade com pessoas da Corte.
No ano seguinte, em 16 de maio, contraiu matrimônio com Francisca Carolina de Paula Pessoa, nascida em 15 de março de 1807, sendo filha do coronel Vicente Alves da Fonseca Filho e de Antônia Geracina Isabel de Mesquita, descendente da família Pinto de Mesquita, de Santa Quitéria.
“Contam que o sogro, ao consentir o enlace, dissera ao jovem pretendente…: ‘Senhor Paula, sou um homem de muita fortuna, porém a maior riqueza que possuo é a que lhe dou agora, a mão de minha filha’. E assim, ligado à casa Pinto de Mesquita, cedo começou a prosperar o futuro Senador do Império.” (MACEDO, 1980: p. 31)
Desse matrimônio foram gerados alguns filhos, sendo eles: Vicente Alves de Paula Pessoa, Thomás de Paula Pessoa, Thomás Antônio de Paula Pessoa, Francisco de Paula Pessoa Filho, Maria Luísa de Paula Pessoa, Francisca Maria de Paula Pessoa e outros.
Posteriormente, depois de regressar para Sobral, engajado no Partido Liberal, foi eleito vereador e presidente da Câmara Municipal.
Depois disso, entre os anos de 1835 a 1837, exerceu o mandado de deputado provincial na ALECE – a Assembleia Legislativa do Ceará.
No dia 23 de dezembro de 1848, depois de eleito, chegou ao Senado do Império por nomeação de carta imperial ocupando a vaga do Senador João Vieira de Carvalho, o Marques das Lajes, que faleceu em 1º de abril de 1847.
Pouco tempo depois, no dia 4 de julho de 1851, juntamente com os seus familiares, foi surpreendido pelo inesperado falecimento de sua esposa.
Possuidor de grande fortuna, as suas propriedades se estendiam até o Sertão do Município de Boa Viagem, onde no presente ainda existe uma localidade que preserva o seu título, a Lagoa do Senador.
Mais tarde, no dia 16 de julho de 1879, faleceu na cidade de Sobral, aos 84 anos de idade.
“Conta-se que quando jovem, Paula Pessoa pediu a Maria, mãe de Jesus, a quem tinha por madrinha, a graça de ferrar dois mil bois por ano, ser senador do Império e viver oitenta anos, objetivos que cumpriu ao longe sua vida. No seu 80º aniversário, ele se apresentou diante da imagem da santa e disse: ‘Minha madrinha, pedi para ferrar dois mil bezerros por ano e o consegui. Para ser escolhido senador do Império e fui. Agora oitenta anos é tão pouquinho’. E assim foi-lhe cedido mais quatro anos. Os restos mortais do senador Paula repousam atualmente na Catedral de Sobral.” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Paula_Pessoa. Acesso no dia 26 de agosto de 2024)
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- MACEDO, Nertan. O Clã de Santa Quitéria. Memória histórica sobre vaqueiros, políticos e eruditos. Rio de Janeiro: Editora Renes, 1980.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- WIKIPÉDIA. Francisco de Paula Pessoa. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Paula_Pessoa. Acesso no dia 26 de agosto de 2024.
HOMENAGEM PÓSTUMA:
- Em sua memória, na cidade de Fortaleza, uma das ruas do Bairro Cambeba recebeu a sua nomenclatura;
- Em sua memória, na cidade de Santa Quitéria, uma das ruas do Centro recebeu a sua nomenclatura.