José Sales de Oliveira nasceu em 28 de dezembro de 1878 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de José de Oliveira Têves Júnior e de Maria Liberalina do Vale.
Os seus avós paternos se chamavam José de Oliveira Têves e Maria Francisca do Espírito Santo, já os maternos eram o Cap. Antônio Bezerra do Vale e Maria dos Prazeres de Jesus.
Segundo Informações existentes no livro B-02, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, folha 134v, tombo nº 12, no dia 21 de fevereiro de 1903, às 9 horas da manhã, na Fazenda Pombo, em uma cerimônia de desobrigas que foi presidida pelo Mons. José Cândido de Queiroz Lima, contraiu matrimônio com Maria Ortolina do Vale, nascida em 1877, que era filha de João Guerreiro do Vale e de Maria Pastora do Amor Divino.
De seu matrimônio foram gerados nove filhos, sendo eles: Narsales de Oliveira, Ildegardes Sales Oliveira, Iraydes Oliveira Guerreiro, Wilson Sales Oliveira, Guiomar Oliveira Sampaio, Aldegundes Oliveira Araújo, Heleonilda Sales Oliveira, Eleonides Sales Oliveira e Raynilses Oliveira Castro.
Mais tarde, desejando entrar na vida pública por meio de um mandato eletivo na Câmara Municipal de Vereadores, mesmo caminho tomado por seu avô materno, conseguiu ser eleito para legislatura que ocorreu entre 1908 e 1912.
Entre os anos de 1916 e 1920 serviu como secretário da Câmara Municipal de Vereadores.
Nessa época, no dia 5 de novembro de 1922, estando viúvo, em acordo com as informações existentes no livro B-06, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, no altar da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, em uma cerimônia que foi presidida pelo Mons. José Cândido de Queiroz Lima, contraiu matrimônio com Celsa Senhora de Oliveira, também viúva, que era filha de Ignácio José Pinto Mesquita de Oliveira e de Filomena Lobo Ferreira Lima de Oliveira.
Desse matrimônio foram gerados dois filhos, sendo eles: Tereza Zeleide de Oliveira e Arisleda de Oliveira.
Segundo informações existentes no livro C-03, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 827, folha 61, faleceu na cidade de Boa Viagem, aos 65 anos de idade, no dia 18 de fevereiro de 1943.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade de Boa Viagem.
BIBLIOGRAFIA:
- CAVALCANTE MOTA, José Aroldo. História Política do Ceará (1889-1930). Fortaleza: ABC, 1996.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM. Livro de registro dos casamentos. 1886-1903. Livro B-02. Folha 134v, Tombo nº 12.
- PEIXOTO, João Paulo M. & PORTO, Walter Costa. Sistemas Eleitorais no Brasil. Brasília: Instituto Tancredo Neves, 1987.
Pingback: Rua Narsales de Oliveira | História de Boa Viagem
Pingback: Narsales de Oliveira | História de Boa Viagem
Pingback: Guiomar Oliveira Sampaio | História de Boa Viagem
Pingback: DEZEMBRO | História de Boa Viagem
Pingback: FEVEREIRO | História de Boa Viagem
Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem
Pingback: Pombo | História de Boa Viagem
Pingback: Administração de 1908 – 1912 | História de Boa Viagem
Pingback: José Rangel de Araújo | História de Boa Viagem
Pingback: Aldegundes Oliveira Araújo | História de Boa Viagem
Pingback: Maria do Rosário de Albuquerque Santana | História de Boa Viagem