AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
A Capela de São Francisco das Chagas está localizada na Praça Maria Jovelina do Nascimento Martins, s/nº, no Centro da vila do Olho d’Água do Bezerril, dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água do Bezerril, distante pouco mais de 52 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Essa localidade, que está sob os cuidados da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, pertencente à Diocese de Quixadá, costuma celebrar às festividades de seu padroeiro, seguindo o calendário litúrgico, no dia 17 de setembro.
“Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, nascido em Assis, em 1181 ou 1182 e falecido no dia 3 de outubro de 1226, foi um frade católico da Itália. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo. No dia 17 de setembro de 1224 aconteceu o fenômeno religioso em que São Francisco recebeu suas chagas nas mãos e nos pés. Ele estava rezando no Monte Alverne, na Itália, quando teve a visão do Cristo Crucificado. No encontro místico ao ouvir de Cristo as palavras: ‘Francisco, vai e reconstrói a minha casa que está em ruínas’. Desde aquele momento, o jovem dedicou-se a cumprir sua missão, renunciando as riquezas.” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis. Acesso no dia 5 de outubro de 2021)
O HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO:
No passado, quando recebia a visita de algum padre, algo que era muito raro, as celebrações religiosas que aconteciam nessa localidade costumavam ocorrer na residência de algum de seus moradores.
Mais tarde, nos últimos anos da década de 1940, com a criação da Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, da cidade de Madalena, parte do território da Paróquia de Nossa da Boa Viagem passou aos cuidados dessa nova circunscrição eclesiástica, com quem permaneceu durante muitos anos.
“Em 1º de janeiro de 1947, Dom Lustosa, pelo Decreto de nº 0033, criou a Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, com território destacado principalmente de Quixeramobim mas com parte retirada também de Canindé (quando foi necessário um entendimento com o superior dos franciscanos em virtude dos direitos que assistem a essa ordem, pelo contrato que lhes entregou à freguesia da São Francisco) e outra parte de Boa Viagem. O Pe. Edmundo, primeiro vigário do lugar, ficara de chagar em 28 de abril de 1947, porque no outro dia seria a sua posse; só que era um a época muito chuvosa e ele só pôde chegar no dia 29 de abril… Em 30 de abril do mesmo ano, Pe. Raimundo Nonato Camelo (Pe. Edmundo), foi empossado pelo Pe. Clineu, de Boa Viagem e desde logo, passou a considerar a possibilidade de ergue uma nova matriz.” (Histórico sobre a fundação da Paróquia de Madalena. Disponível em http://walquimarhistoria.blogspot.com/2011/12/historico-sobre-fundacao-da-paroquia-de.html. Acesso no dia 2 de março de 2020)
Nos primeiros anos da década de 1970, despertado o interesse de seus moradores em construir um espaço adequado para essas celebrações religiosas, depois de vários meses de campanhas de arrecadação, esse desejo tornou-se realidade no dia 21 de julho de 1972 em uma missa presidida pelo Pe. Vital Elias Filho, que promoveu a bênção da capela.
Nos primeiros meses de 2002 os moradores dessa localidade foram presenteados com um espaço sacro:
“Essa representação sacra, tida como a do padroeiro dos moradores dessa vila, foi adquirida no Município de Canindé no ano de 2002, sendo logo depois disso doada à comunidade pela Srª Maria Jovelina do Nascimento, animadora da capela existente no local.” (SILVA JÚNIOR, 2005 : Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/imagem-de-sao-francisco-das-chagas/. Acesso no dia 2 de outubro de 2024)
Nos primeiros anos da década de 1990, reunindo às qualidades necessárias, os limites dos territórios das paróquias existentes nessa região foram reformulados para criação da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, a quem o patrimônio dessa capela passou a pertencer.
“Alguns anos depois, no dia 16 de janeiro de 1994, finalmente a freguesia foi transformada em paróquia com a posse de seu primeiro pároco, o Pe. Raimundo Nonato de Oliveira.” (SILVA JÚNIOR, 2012: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/paroquia-de-nossa-senhora-da-guia/. Acesso do dia 12 de setembro de 2019)
Nos últimos meses de 2011, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, as cercanias dessa capela receberam melhorias depois da pavimentação em pedra tosca de suas ruas.
Nos últimos meses de 2024, na gestão do Prefeito José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, as cercanias dessa capela passaram por diversas melhorias, dentre elas a construção da Praça Maria Jovelina do Nascimento Martins e pavimentação em asfalto de suas ruas.
OS EQUIPAMENTOS:
Para o bom desenvolvimento de suas ações essa comunidade possui os seguintes equipamentos:
OS DIRIGENTES DA CAPELA:
Essa humilde localidade não possui condições para manter um padre residente, mas já contou com o trabalho voluntário de vários dirigentes, sendo eles:
- Maria Jovelina do Nascimento Martins.
A ESTRUTURA FÍSICA DO TEMPLO:
Para executar bem as suas atividades a Capela de São Francisco das Chagas possui a seguinte estrutura:
- Sacristia: 1
- Santuário: 1
A PROGRAMAÇÃO:
As atividades semanais da programação da Capela de São Francisco das Chagas, no Olho d’Água do Bezerril, são as seguintes:
- MISSAS:
- Toda 4ª Quinta-Feira do mês ⇒ 19h (noite).
- CELEBRAÇÃO DA PALAVRA:
- Domingo ⇒ 19h (noite).
- TERÇO DOS HOMENS:
- Segunda ⇒ 19h (noite).
- TERÇO DA MÃE RAINHA:
- Todo dia 18 do mês ⇒ 19h (noite).
O CONTATO:
O canal de comunicação com a Capela de São Francisco das Chagas, no Olho d’Água do Bezerril, é o seguinte:
- Telefone:
- 88.3427-4050 (Secretaria Paroquial).
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Olho d’Água do Bezerril. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/distrito-do-olho-dagua-do-bezerril/. Acesso no dia 27 de fevereiro de 2020.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Imagem de São Francisco das Chagas. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/imagem-de-sao-francisco-das-chagas/. Acesso no dia 2 de outubro de 2024.
- WIKIPÉDIA. São Francisco de Assis. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis. Acesso no dia 5 de outubro de 2021.
Pingback: Paróquia de Nossa Senhora da Guia | História de Boa Viagem
Pingback: OUTUBRO | História de Boa Viagem
Pingback: José Anchieta Paiva Chaves | História de Boa Viagem
Pingback: Olho d’Água do Bezerril | História de Boa Viagem
Pingback: Rua Manoel Bezerril Feitosa | História de Boa Viagem
Pingback: Rua Projetada 4 – Olho d’Água do Bezerril | História de Boa Viagem
Pingback: Rua Antônio Martins | História de Boa Viagem