A TURMA QUE INGRESSOU NA ESCOLA EM 1960:
O Instituto de Educação Paulo Moody Davidson é uma escola da rede privada que iniciou as suas atividades de ensino como um projeto social da Igreja Evangélica Congregacional de Boa Viagem voltado para educação.
Antes disso, sem mesmo ter um patrono, o seu primeiro professor foi o Rev. José Borba da Silva Neto, que investiu esforços na alfabetização de muitos jovens e adultos, lecionando inclusive língua estrangeira para manutenção de seu sustento.
“Pouco tempo depois, no dia 4 de junho de 1960, segundo informações de uma ata da Igreja Evangélica Congregacional de Boa Viagem, com a saída do Rev. José Borba da Silva Neto, a Profª Irene Fragoso Vieira passou a ser remunerada pelo comerciante Samuel Alves da Silva, que manteve esse compromisso por um ano, passando essa responsabilidade depois disso para o caixa da igreja.” (SILVA JÚNIOR, 2000: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/instituto-de-educacao-paulo-moody-davidson/. Acesso no dia 18 de maio de 2022)
Nessa época, existindo um grande número de analfabetos entre os membros da igreja e interessado para que os crentes soubessem ler suas bíblias, o jovem pastor passou a ensinar em sua casa a todos àqueles que desejavam aprender, não existindo ainda um registro formal de seu corpo estudantil.
“No início de 1956, conforme registros do livro de atas da Igreja Evangélica Congregacional de Boa Viagem do dia 9 de janeiro de 1957, para manutenção de seu sustento, deu início a uma pequena escola de alfabetização, projeto que mais tarde veio a ser o Instituto de Educação Paulo Moody Davidson, que funcionava na sala de sua residência e estava localizada na Rua José Rangel de Araújo, nº 36, Centro.” (SILVA JÚNIOR, 2000: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/rev-jose-barbosa-da-silva-neto/. Acesso no dia 17 de maio de 2023.)
Depois disso, com a chegada do novo pastor, o Rev. Francisco Souto Maior, aos poucos essa unidade de ensino foi sendo organizada, recebendo nesse momento alunos de diferentes idades em uma mesma sala de alfabetização que funcionava nos fundos da casa pastoral, tendo em um primeiro momento o financiamento do Vereador Samuel Alves da Silva, membro da igreja que custeou o salário da Profª. Irene Fragoso Vieira.
Nos primeiros meses de 1960, essa foi a relação de alunos que ingressaram na escola, a muitos deles nascidos em 1954:
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Andarilhos do Sertão: A Chegada e a Instalação do Protestantismo em Boa Viagem. Boa Viagem, CE: PREMIUS, 2015.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Instituto de Educação Paulo Moody Davidson. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/instituto-de-educacao-paulo-moody-davidson/. Acesso no dia 18 de maio de 2022.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Rev. José Borba da Silva Neto. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/rev-jose-barbosa-da-silva-neto/. Acesso no dia 17 de maio de 2023.
Pingback: Galeria dos alunos e ex-alunos do Instituto de Educação Paulo Moody Davidson | História de Boa Viagem