Associação Atlética Banco do Brasil de Boa Viagem

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Associação Atlética Banco Brasil de Boa Viagem, conhecida pela sigla AABB, está localizada na Rua José Natal de Araújo, nº 300, no Bairro Floresta, próximo da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, na cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Associação Atlética Banco do Brasil, em 2010.

A Associação Atlética Banco do Brasil era o clube social, recreativo e esportivo dos funcionários e correntistas do Banco do Brasil.

O SIMBOLO UTILIZADO PELO CLUBE:

A palavra símbolo designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato, por força de convenção ou semelhança, sendo um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionado de modo a que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas, consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação.
A Associação Atlética Banco do Brasil possui apenas uma logomarca comercial, sendo ela:

  • O BRASÃO:

A Associação Atlética Banco do Brasil já foi representada por diversos brasões, sendo o último deles o que segue:

Imagem do logotipo utilizado pelo clube.

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA:

A primeira AABB foi fundada no dia 18 de maio de 1928 na cidade do Rio de Janeiro por funcionários do Banco do Brasil que representavam o banco em torneio de futebol patrocinado pela Federação Atlética Bancária e Alto Comércio – FABAC. Inicialmente o único objetivo foi atender as exigências da FABAC, que passou a exigir que as equipes participantes de seu torneio estivessem organizadas em associações.
Algum tempo depois, em 1932, o primeiro estatuto foi criado e aprovado em Assembleia Geral na qual compareceram 111 associados.
No dia 12 de outubro de 1977, por iniciativa de Karlos Heinz Rischbieter, presidente do Banco do Brasil à época, foi criada a Federação Nacional das AABB – a FENABB, que tinha por objetivo transformar os clubes, a esta altura já eram 719 espalhados por todo o país, em uma rede que seria o maior sistema integrador dos funcionários do banco.
Na cidade de Boa Viagem esse clube foi erguido graças a doação de uma propriedade promovida pelo Governo Municipal por meio da lei nº 320, de 27 de abril de 1979, na administração do Prefeito Benjamim Alves da Silva.

“A sua instalação se deu no dia 3 de outubro de 1978. Tem sido um ponto de encontro e de lazer dos boa-viagenses e visitantes, oferecendo-lhes: bailes, serestas, eventos socioculturais e outros.” (NASCIMENTO, 2002: p. 207)

Depois de sua construção, que passou por etapas, esse clube passou a ser o local de promoção dos maiores eventos da cidade, tais como: bailes, formaturas, festas de casamento, aniversários e outros.
Mais tarde, nos últimos meses de 1998, na gestão do Prefeito Dr. Francisco Vieira Carneiro – o Major Carneiro, a estrutura desse clube passou a servir, em parceria com o Governo Municipal, aos alunos do Projeto AABB Comunidade, que atendia crianças em condições de vulnerabilidade social.

“Nela funciona também a AABB Comunidade, da Fundação do Banco do Brasil, em parceria com a nossa prefeitura, através da Secretaria da Educação. Trata-se de um edificante programa que assiste 200 menores, com a finalidade de tirá-los das ruas e proporcionar-lhes atividades culturais, esportivas, reforço escolar, além de integração social. Esse programa foi implantado em 18 de julho de 1998, na administração do Prefeito Dr. Francisco Vieira Carneiro.” (NASCIMENTO, 2002: p. 207)

Nos primeiros meses de 2016, diante da escassez de recursos e do fim do interesse do banco em mantes a sua estrutura esse importante equipamento encerrou as suas atividades.

A ESTRUTURA FÍSICA:

A estrutura da Associação Atlética Banco do Brasil de Boa Viagem era bem ampla, fornecendo segurança e lazer para os seus usuários, estando distribuída da seguinte forma:

  1. Banheiros: 2
  2. Cozinha: 1
  3. Dancing: 2
  4. Estacionamento: 1
  5. Lanchonete: 1
  6. Piscinas: 2 (infantil e adulto)
  7. Playground: 1
  8. Salão de jogos: 1 (sinuca, tênis de mesa e pebolim)
  9. Sala de administração: 1
  10. Residência do caseiro: 1
  11. Quadras: 2 (futsal e futebol society)

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.