Aldegundes Oliveira Araújo nasceu no dia 26 de outubro de 1913 no Município de Boa Viagem, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, sendo filha de José Sales de Oliveira e de Maria Ortolina de Oliveira.
Os seus avós paternos se chamavam José de Oliveira Têves Júnior e Maria Liberalina do Vale, já os maternos eram João Guerreiro de Vale e Maria Pastora do Amor Divino.
No dia 4 de outubro de 1942, segundo informações existentes no livro B-10, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tombo nº 52, folha 90, diante do Mons. José Gaspar de Oliveira, contraiu matrimônio com José Rangel de Araújo, nascido no dia 19 de março de 1886, sendo filho de Manoel Duarte de Araújo e de Maria Amélia de Araújo.
Desse matrimônio foram gerados quatro filhos, dois homens e duas mulheres, sendo eles: José Rangel de Araújo Filho, Maria Luzia Araújo, Maria Zuila Araújo e Francisco Rangel de Oliveira Araújo.
Entre os anos de 1942 e 1943, por conta da Revolução, o seu esposo esteve à frente do Poder Executivo do Município de Boa Viagem como interventor, oportunidade em que foi a primeira-dama.
Faleceu na cidade de Fortaleza em data ainda desconhecida.
BIBLIOGRAFIA:
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
Pingback: Primeiras-damas | História de Boa Viagem
Pingback: José Rangel de Araújo | História de Boa Viagem
Pingback: José Sales de Oliveira | História de Boa Viagem
Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem
Pingback: OUTUBRO | História de Boa Viagem