AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
O templo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério do Templo Central, está localizado na Rua Manoel Araújo Marinho, nº 273, no Bairro Vila Azul, na cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus é uma igreja cristã de confissão protestante que é classificada como pentecostal e, juntamente com as outras que possui a mesma identificação, embora com ministérios distintos, é considerada a maior denominação evangélica desse tipo no Brasil e no mundo, contabilizando mais de 66 milhões de membros.
“A Assembleia de Deus chegou ao Brasil por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém, capital do Estado do Pará, em 19 de novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos. A princípio, frequentaram a Igreja Batista, denominação a que ambos pertenciam na Suécia. Eles traziam a doutrina do batismo no Espírito Santo, com a glossolalia — o falar em línguas espirituais — como a evidência inicial da manifestação para os adeptos do movimento. A nova doutrina trouxe muita divergência. Enquanto um grupo aderiu, outro rejeitou. Assim, em duas assembleias distintas, conforme relatam as atas das sessões, os adeptos do pentecostalismo foram desligados e, em 18 de junho de 1911, juntamente com os missionários estrangeiros, fundaram uma nova igreja e adotaram o nome de Missão de Fé Apostólica, que já era empregado pelo movimento de Los Angeles, mas sem qualquer vínculo administrativo com William Joseph Seymour.” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia_de_Deus. Acesso no dia 3 de novembro de 2023)
Como é percebido, o seu caráter histórico e administrativo descentralizado permite a existência de diversas convenções sob o nome de “Assembleia de Deus”, algo que ocorre em abundância no Município de Boa Viagem.
O SIMBOLO UTILIZADO POR ESSA DENOMINAÇÃO:
Uma denominação cristã é uma organização religiosa que funciona com um nome, uma estrutura e uma doutrina que lhes são comuns, sendo o denominacionalismo o ponto de vista segundo o qual alguns ou todos os grupos cristãos são, em algum sentido, versões da mesma coisa, apesar de suas características distintivas.
O emblema utilizado pela denominação ao qual essa Igreja Evangélica Assembleia de Deus está filiada é o seguinte:
Essa comunidade religiosa está vinculada a COMADECE – a Convenção de Ministros da Assembleia de Deus no Estado do Ceará. A COMADECE está ligada a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil – a CGADB, e a União dos Ministros da Assembleia de Deus da Região Nordeste – a UMADENE.
A FORMA DE GOVERNO:
As Igrejas Assembleias de Deus brasileiras estão organizadas em forma de episcopado não-territorial, onde cada ministério é constituído pela igreja-sede com as suas respectivas filiadas, congregações e pontos de pregação.
O sistema de administração dessas igrejas é um misto entre o sistema episcopal e o sistema congregacional, onde os assuntos são previamente tratados pela igreja local, com forte influência da liderança pastoral, e depois são levados às assembleias regionais para serem referendados.
Os pastores das Igrejas Assembleias de Deus podem estar ligados ou não às convenções estaduais, e estas se vinculam a uma convenção de âmbito nacional.
OS PASTORES / OFICIAIS / MISSIONÁRIOS:
O quadro de oficiais de uma Igreja Evangélica Assembleia de Deus é dividido em pastores, evangelistas, presbíteros, diáconos, auxiliares e cooperadores, que administram as suas comunidades:
“Os oficiais são simples funcionários da igreja local, designados para ensinarem e para administrarem os interesses da igreja, e não tem poder de governo além do que possuem como membros da igreja.” (BERKHOF, 1990: p. 584)
Esses oficiais possuem o poder de dirigir e responder pelos trabalhos da comunidade, mas algumas de suas funções são limitadas pela assembleia de membros.
- Os pastores:
O pastor é alguém com qualidades morais e espirituais, com formação especifica em um curso de Bacharelado em Teologia, que geralmente estudou em um seminário da própria denominação, ou indicado pela igreja, que foi avaliado por uma banca examinadora da junta regional e que foi ordenado por outros pastores, entre às suas várias funções destacamos: ensinar, disciplinar, aconselhar, realizar visitas e administrar o patrimônio da igreja.
Ao longo de sua história eclesiástica essa igreja já foi cuidadosamente dirigida pelos seguintes pastores:
- Rev. Joaquim Carneiro de Mesquita – 1971 a 1972;
- Rev. Luis Alves Nunes – 1972 a 1976;
- Rev. Francisco Rodrigues de Farias – 1976 a 1984;
- Rev. Francisco Serafim Gomes – 1984 a 1986;
- Rev. Raimundo Andrade de Oliveira – 1886 a 1991;
- Rev. Luís Firmino de Andrade – 1991 a 1995;
- Rev. Damião Fernandes Araújo – 1995 a 1997;
- Rev. Agostinho Batista de Sousa – 1997 a 2001;
- Rev. Francisco Elvis Alves de Sousa – 2001 a 2004;
- Rev. Erisvaldo Lima – 2004 a 2007;
- Rev. Manuel Araújo – 2007 a 2014;
- Rev. Lúcio Cláudio Ferreira da Silva – 2014 (atual).
AS CONGREGAÇÕES E A IGREJA MATRIZ:
Entre os cristãos de confissão protestante o termo igreja matriz é pouco utilizado, costuma-se usar o nome de igreja mãe para àquela comunidade religiosa que consegue gerar outras igrejas.
Sobre essas igrejas, principalmente entre aquelas de modo de governo congregacionalista, toda igreja começa a sua vida eclesiástica como um ponto de pregação, que é um local que serve de referência para futuros encontros, onde de forma simples e reverente se expõe a palavra de Deus.
Algum tempo depois, dependendo do número de pessoas e da regularidade dessas reuniões, o local passa a ser considerado pela comunidade mantenedora como uma de suas congregações.
Essas congregações, que podem ter ou não um templo, geralmente possuem uma liderança leiga formada e comprometida, que presta regularmente satisfação de suas atividades religiosas nas assembleias da igreja mãe.
Com o passar do tempo essas congregações conseguem a sua autonomia financeira, daí solicitam da igreja mãe a sua independência eclesiástica para realizar as suas próprias assembleias administrativas.
No Município de Boa Viagem a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Ministério Templo Central, está distribuída da seguinte forma:
Zona Urbana:
A cidade:
- A Igreja Evangélica Assembleia de Deus (Igreja mãe).
- A Congregação no Bairro Osmar Carneiro.
As vilas:
- A Congregação da vila de Ipiranga;
- A Congregação da vila de Ibuaçu;
- A Congregação da vila de Massapê dos Paés.
Zona Rural:
- A Congregação em Angicos;
- A Congregação em Belém dos Biés;
- A Congregação em Buenos Aires;
- A Congregação em Camará dos Basílios;
- A Congregação em Lages dos Rogérios;
- A Congregação em Lagoa dos Filós;
- A Congregação em Pitombeira;
- A Congregação em São Pedro;
- A Congregação em Sítio dos Martins.
OS EQUIPAMENTOS:
Para executar bem as suas atividades sociais e espirituais a igreja mãe dispõe de alguns equipamentos, são eles:
- Casa Pastoral.
OS DEPARTAMENTOS / OS SERVIÇOS:
Para organizar as atividades de seus membros a Igreja Evangélica Assembleia de Deus está dividida em departamento, são eles:
- Os Departamentos:
- A Escola Dominical;
- A União Auxiliadora Feminina;
- A União de Adolescentes;
- A União de Mocidade;
- A União de Homens;
- O Departamento de Missões;
- O Departamento de Música.
- Os Serviços:
- A Escola Dominical – (Domingo);
- O Culto de Doutrina – (Terça-Feira);
- O Culto de Evangelismo – (Domingo);
- O Culto de Louvor e Adoração – (Sábado);
- O Culto de Oração – (Quinta-Feira).
O CONTATO:
O canal de comunicação com a Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério do Templo Central, é o seguinte:
- 88.99929-5217.
BIBLIOGRAFIA:
- CONDE, Emílio. História das Assembleias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2000.
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- WIKIPÉDIA. Assembleia de Deus. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia_de_Deus. Acesso no dia 3 de novembro de 2023.
Pingback: Açude da Comissão | História de Boa Viagem
Pingback: Bairro Vila Azul | História de Boa Viagem
Pingback: RELIGIOSIDADE | História de Boa Viagem
Pingback: Congregação de Pitombeira | História de Boa Viagem
Pingback: Congregação em São Pedro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Templo Central | História de Boa Viagem
Pingback: Francisco Erialdo Rodrigues Costa | História de Boa Viagem
Pingback: Açude do Poço da Pedra | História de Boa Viagem
Pingback: Severino Teodoro de Sousa | História de Boa Viagem
Pingback: Rua Manoel Araújo Marinho | História de Boa Viagem
Pingback: Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Templo Central, no Bairro Osmar Carneiro | História de Boa Viagem
Pingback: Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério Bela Vista | História de Boa Viagem
Pingback: Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Bela Vista (História) | História de Boa Viagem
Pingback: Adeílson Alexandre da Silva | História de Boa Viagem