Teodorico Marques de Sousa

Teodorico Marques de Sousa nasceu no dia 1º de março de 1926 no Município de Itapipoca, que está localizado na região Norte do Estado do Ceará, distante 130 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de João Patrício Rodrigues de Sousa e de Maria José Marques de Sousa.
Nasceu em uma localidade denominada de Matinhas, dentro do Distrito de Assunção.
Em sua infância conseguiu estudar até a 4ª série do Ensino Fundamental na cidade de Itapipoca.
Alguns anos depois disso, por volta de 1945, conheceu a sua esposa, que se chamava Joana Pereira de Sousa, nascida no dia 18 de abril de 1930, sendo filha de Pedro Soares de Sousa e de Maria Pereira de Sousa.
De seu matrimônio fora gerados nove filhos, quatro homens e cinco mulheres, sendo eles: Maria Pereira de Sousa, Eliezita Marques de Sousa, Francisco Joanete Pereira Marques, José Iris Pereira Marques, Maria Assunção Pereira Marques, Regina Célia Marques, Elisabete Pereira Marques, Francisco Pereira Marques e Francisco Edvan Pereira Marques.
Depois disso, nos primeiros meses de 1951, foi contratado em sua cidade natal pelo DNER, o Departamento Nacional de Estradas e Rodagens, sendo destacado para o Município de Boa Viagem por volta de 1962, onde se estabeleceu com a sua família.
Muitos anos depois, na noite do dia 24 de fevereiro de 1996, foi surpreendido juntamente com a sua família pela notícia do covarde assassinado de um de seus filhos, Francisco Pereira Marques, carinhosamente conhecido pela alcunha de “Brochado”, crime que até os nossos dias não recebeu elucidação.
Faleceu no Município de Boa Viagem, aos 74 anos de idade, no dia 10 de março de 2000.
Logo após o seu velório, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade de Boa Viagem.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 818, de 12 de dezembro de 2002, uma das ruas da cidade de Boa Viagem, no Bairro Padre Paulo, recebeu a sua nomenclatura.

4 ideias sobre “Teodorico Marques de Sousa

  1. Pingback: MARÇO | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Rua Teodorico Marques de Sousa | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Francisco Pereira Marques | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Rua Francisco Pereira Marques | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta