Patronato Nossa Senhora de Fátima

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Patronato Nossa Senhora de Fátima era uma escola confessional que estava localizada na Rua 26 de Junho, nº 321, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do Patronato Nossa Senhora de Fátima.

Imagem do Patronato Nossa Senhora de Fátima.

Essa pequena unidade de ensino pertencia à rede privada de educação, sendo que, nessa época, não existia na cidade de Boa Viagem um órgão governamental específico que regulamentasse o seu funcionamento.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

Essa escola era privada e o Governo do Município não possuía jurisdição para designa-lhe um patrono, que foi definido pela Congregação Religiosa das Irmãs Josefinas, que prestavam os seus serviços na cidade de Boa Viagem.

AS MODALIDADES DE ENSINO:

Em nosso país a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, e tem uma duração ideal de dezoito anos.
É durante este período da vida escolar que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, servindo também para se definir sobre o futuro profissional e área do conhecimento que se quer seguir.
Nessa época, a denominação das séries possuíam uma nomenclatura totalmente diferente daquilo que conhecemos hoje e o Patronato Nossa Senhora de Fátima possuía as seguintes modalidade de ensino:

  1. Infantil;
  2. Primário;
  3. Admissão

A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:

Nas primeiras décadas do século XX, semelhantemente ao que acontecia em outros Municípios do Estado do Ceará, a cidade de Boa Viagem não possuía um número de escolas e professores suficientes para atender a demanda de sua clientela estudantil.
Percebendo isso, nos primeiros meses de 1962, a Congregação das Irmãs Josefinas que foi instalada dentro do perímetro da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem resolveu investir na implantação dessa escola, que visava atender às famílias de melhores condições financeiras da cidade.

Imagem de uma das turmas dessa escola na festa dos Doutorandos do ABC.

Essa pequena unidade escolar funcionava em uma casa que foi adaptada como escola e oferecia as primeiras séries do curso primário, como também os preparativos para o exame de admissão.
Pouco tempo depois de sua fundação, nos primeiros meses de 1975, com a saída dessa congregação da paróquia e as melhorias na rede pública municipal, essa escola da rede privada foi desativada.

A DIREÇÃO:

  1. Irmãs da Congregação de Josefinas.