AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
O Patronato Nossa Senhora de Fátima foi uma escola privada que funcionou na Rua 26 de Junho, nº 321, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Essa pequena unidade de ensino, que era confessional, pertencia à rede privada de educação, sendo que, nessa época, não existia na cidade de Boa Viagem um órgão governamental específico que regulamentasse o seu funcionamento.
A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:
Essa escola era privada e o Governo do Município não possuía jurisdição para designa-lhe um patrono, que foi definido pela Congregação Religiosa das Irmãs Josefinas, que nessa época prestava os seus serviços na cidade de Boa Viagem.
AS MODALIDADES DE ENSINO:
Em nosso país, no presente, a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, tendo uma duração ideal de dezoito anos, período da vida escolar em que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, servindo também para se definir sobre o futuro profissional e área do conhecimento que se quer seguir.
Nessa época, a denominação das séries possuíam uma nomenclatura totalmente diferente daquilo que conhecemos hoje e o Patronato Nossa Senhora de Fátima possuía as seguintes modalidade de ensino:
- Ensino Primário;
- Exame de Admissão.
A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:
Nas primeiras décadas do século XX, semelhantemente ao que acontecia em outros Municípios do Estado do Ceará, a cidade de Boa Viagem não possuía um número de escolas e professores suficientes para atender a demanda de sua clientela estudantil.
Percebendo isso, nos primeiros meses de 1962, a Congregação das Irmãs Josefinas, que foi instalada dentro do perímetro da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem resolveu investir na implantação dessa escola, que visava atender às famílias de melhores condições financeiras da cidade.
Essa pequena unidade escolar funcionava em uma casa que foi adaptada como escola e oferecia as primeiras séries do curso primário, como também os preparativos para o exame de admissão.
Pouco tempo depois de sua fundação, nos primeiros meses de 1975, com a saída dessa congregação da paróquia e as melhorias na rede pública municipal, essa escola da rede privada foi desativada.
A DIREÇÃO:
- Irmãs da Congregação de Josefinas.
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. A História da Instrução Pública no Município de Boa Viagem: A sua Formação Social e Pedagógica entre 1864 e 1931. 205 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Flórida Christian University/UNIFUTURO, João Pessoa, 2019.
Pingback: A EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem
Pingback: Márcio Ary Machado de Morais | História de Boa Viagem
Pingback: Sidônio Fragoso Vieira | História de Boa Viagem
Pingback: José de Queiroz Sampaio Neto | História de Boa Viagem
Pingback: Francisco Hermes Rocha | História de Boa Viagem
Pingback: Fernando Antônio Vieira Assef | História de Boa Viagem
Pingback: Instituto de Educação Paulo Moody Davidson | História de Boa Viagem
Pingback: Antônio Oliveira Lima | História de Boa Viagem
Pingback: Maria Alvanete Mesquita Lima | História de Boa Viagem