Manoel de Assis Marinho

Manoel de Assis Marinho nasceu no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Antônio Marinho Falcão e de Maria Ignácia de Jesus.
Na época de seu nascimento a cidade de Boa Viagem, que também era conhecida pela alcunha de “Cavalo Morto”, era apenas um pequeno povoado existente dentro dos limites do Município de Quixeramobim.
Segundo Informações existentes no livro B-02, da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, no dia 21 de novembro de 1897, às 17 horas, em uma cerimônia que foi presidida pelo Pe. Antônio Jatay de Souza, contraiu matrimônio com Raimunda Idalina de Jesus, que era filha de Manoel do Vale Ribeiro e de Rachel Idalina de Jesus.
Desse matrimônio temos conhecimento de que gerou vários filhos, entretanto apenas uma filha, de nome Guiomar Marinho, chegou a ser adulta.
Conseguiu ser eleito intendente do Município de Boa Viagem no dia 10 de junho de 1905, oportunidade em que substituiu o seu irmão, Francisco de Assis Marinho.
No pleito eleitoral que ocorreu em 1906, foi escolhido para uma das cadeiras da Poder Legislativo compondo a Câmara de Vereadores na legislatura de 1907 a 1910, na eleição seguinte foi reconduzido a um novo mandato, de 1910 a 1913.

Imagem da Casa de Câmara e Cadeia do Município de Boa Viagem, fim da década de 1940.

Segundo informações existentes no Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro era agropecuarista e comerciante.

4 ideias sobre “Manoel de Assis Marinho

  1. Pingback: Administração de 1904 – 1907 | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Antônio Marinho Falcão | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Administração de 1910 – 1913 | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Francisco de Assis Marinho | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta