José Alves Araújo Filho

José Alves Araújo FilhoJosé Alves Araújo Filho nasceu no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão Central do Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de José Alves Araújo e de Maria Dolores de Macêdo Araújo.
Os seus avós paternos se chamavam Luís Alves de Araújo e Maria Cândido de Araújo, já os maternos eram Quintiliano Rodrigues de Mesquita e Tereza Rodrigues de Mesquita.
Durante alguns anos residiu com a sua família na localidade que ainda é denominada de Fronteiras, onde ouvia falar pelos mais velhos das histórias e da projeção política de seu avô materno:

“No dia 10 de junho de 1902 foi escolhido pelos vereadores como intendente do Município de Boa Viagem, quando nessa ocasião substituiu Manuel Henrique de Albuquerque, permanecendo nessa função até o dia 9 de junho de 1903, quando foi substituído por Francisco de Assis Marinho.” (SILVA JÚNIOR, 2014: Quintiliano Rodrigues de Mesquita. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/quintiliano-rodrigues-de-mesquita/. Acesso no dia 3 de fevereiro de 2017)

Na eleição municipal ocorrida no dia 3 de outubro de 1950, desejando entrar na vida pública por meio de um mandato eletivo na Câmara Municipal de Vereadores, militando nos quadros políticos do PSP, o Partido Social Progressista, conseguiu ser eleito depois de receber a confiança de 224 eleitores, ficando entre os quatro vereadores de maior votação desse pleito.
Assumiu a sua cadeira no Poder Legislativo no dia 25 de março de 1951, algum tempo depois pediu licença de seu mandato, sendo substituído por Joaquim Pereira Cavalcante.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

4 ideias sobre “José Alves Araújo Filho

  1. Pingback: Administração de 1951 – 1955 | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Joaquim Pereira Cavalcante | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Antônio Alves Araújo | História de Boa Viagem

  4. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta