Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Madeira Cortada

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, do povoado de Madeira Cortada, está localizada dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água do Bezerril, ficando a 42 quilômetros distante do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Capela de Nossa Senhora da Conceição, em Madeira Cortada, em 2020.

Essa localidade, que está sob os cuidados da  Paróquia de Nossa Senhora da Guia, pertencente à Diocese de Quixadá, costuma celebrar às festividades de sua padroeira, seguindo o calendário litúrgico, no dia 8 de dezembro.

“A Imaculada Conceição ou Nossa Senhora da Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha (em latim, mácula) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. A Igreja Católica também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.”

O HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO:

No passado, quando recebia a visita de algum padre, algo que era raro, as celebrações religiosas que aconteciam nessa localidade costumavam ocorrer na residência de algum de seus moradores, existindo no coração de seus frequentadores a necessidade e o desejo de um espaço adequado para essas celebrações.
Antes disso, segundo informações deixadas em uma carta pela Srª Madalena Ribeiro Torres, endereçada ao Prof. Cícero Pinto do Nascimento, descobrimos aquilo que motivou o início de sua construção:

“Certo dia, na cidade de Madalena, sofri com uma grande dor de cabeça, mesmo sendo medicada a dor não diminuía, dores que persistiram por um seis meses. Diante desse fato, em uma sexta-feira da Paixão, me apeguei com Cristo e sua mãe, fazendo promessa que, se fosse curada iria fazer um cruzeiro na frente de minha casa. Naquele momento a minha dor, por milagre, começou a passar, me senti coberta por um manto que me cobria da cabeça aos pés, era tão geladinho que eu me senti feliz. Dentro de três dias eu não sentia mais dor, daí lembrei de cumprir a promessa.”

Segundo o próprio relato, depois da colocação desse cruzeiro, essa localidade passou a ser assistida pelo Frei Guido, que anualmente celebrava uma missa, despertando o interesse dos moradores em construírem uma capela, que foi erguida de forma voluntária dentro de poucos dias.

OS DIRIGENTES DA CAPELA:

Essa humilde localidade não possui condições para manter um padre residente, mas já contou com o trabalho voluntário de vários dirigentes, sendo eles:

  1. Madalena Ribeiro Torres.

A ESTRUTURA FÍSICA DO TEMPLO:

Para executar bem as suas atividades a Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição possui a seguinte estrutura:

  1. Santuário: 1

A PROGRAMAÇÃO:

As atividades semanais da programação da Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Madeira Cortada, são as seguintes:

  • MISSAS:
  1. Toda 4ª Quinta-Feira do mês ⇒ 19h (noite).
  • CELEBRAÇÃO DA PALAVRA:
  1. Domingo ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DOS HOMENS:
  1. Segunda ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DA MÃE RAINHA:
  1. Todo dia 18 do mês ⇒ 19h (noite).

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Madeira Cortada, é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-4050 (Secretaria Paroquial).

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Madeira Cortada. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/madeira-cortada/. Acesso no dia 27 de fevereiro de 2020.

Uma ideia sobre “Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Madeira Cortada

  1. Pingback: Paróquia de Nossa Senhora da Guia | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta