Cachoeira das Almas

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Cachoeira das Almas é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, que está distante 11 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem dessa localidade, em 2019.

Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, esse povoado está na região oeste do Município, dentro dos limites do Distrito de Ipiranga.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura indica a existência de uma das quedas d’água na região dentro do leito do Rio Boa Viagem, que se tornou referência para sua localização, que em um tempo desconhecido tomou esse nome por estar próximo da localidade de Almas.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Em um passado distante, já no século XVIII, quando começou a ser povoada, essa região era conhecida pelo topônimo de Fazenda Almas, pois estava dentro do perímetro dessa propriedade.
Mais tarde, quando começou a ocorrer a partilha dos herdeiros dessa fazenda, de forma gradativa os seus novos proprietários foram construindo as suas casas, admitindo também que em suas proximidades os moradores edificassem as suas residências.
Mais tarde, nos primeiros anos da década de 1980, por conta das atividades executadas pela EMATERCE, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, a localidade de Almas passou por algumas divisões em seu território, surgindo nesse trabalho outras nomenclaturas.
Essa localidade, onde os seus moradores vivem da agricultura e da pecuária, recebeu a instalação de energia elétrica por volta de 1989.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Cachoeira das Almas, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da Rodovia Estadual Senador Fernandes Távora, a CE-266, seguindo depois por uma das rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem números para facilitar a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

A Cachoeira das Almas tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Balança, Cachoeira dos Andrés, Poço da Cobra e Salva Terra.

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Ceará. v. 1º. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1964.
  2. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

2 ideias sobre “Cachoeira das Almas

  1. Pingback: Topônimo das Localidades do Município de Boa Viagem | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Distrito de Boa Viagem | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta