Buenos Aires

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Buenos Aires, também chamado de Fazenda Buenos Aires ou Assentamento Buenos Aires, é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 11 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região leste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Domingos da Costa.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como simples, essa denominação indica bons ares.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Em um passado bem recente essa localidade já possuía algumas casas distantes umas das outras, servindo às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradoras das várias fazendas existentes na região, que desde essa época já viviam da criação extensiva de gado e do plantio de culturas como milho, feijão, algodão, mandioca e outras nas terras que margeiam um riacho que toma as sua águas na Serra do Saco e na Serra do São Luís.
Alguns anos depois, possivelmente na década de 1930, esse riacho foi barrado para formação da bacia hidráulica do Açude do Buenos Aires, que é de grande importância para o sustento de seus moradores.
Essa propriedade durante muitos anos pertenceu ao Prefeito Josias Barbosa Maciel, e logo depois ao seu irmão, José Bruno Maciel, que exerceu forte liderança política e foi candidato a vice prefeito do Município de Boa Viagem no pleito de 1958 na chapa do Dr. José Maria Sampaio de Carvalho.
Nesse tempo essa propriedade ficou conhecida por sua fartura e desenvolvimento, possuindo engenho, casa de farinha, sítio e canais de irrigação que se espalhavam por suas terras.
Nos últimos anos do século XX, já pertencendo ao Deputado Eduardo Girão, essa propriedade foi negociada com o INCRA, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, que instalou esse assentamento.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Buenos Aires, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da Rodovia Estadual CE-266, seguindo por rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

O Buenos Aires tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Angicos, Barra do UmariGraviola, Santa Cruz e Sussuarana.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

Na localidade de Buenos Aires os seus habitantes possuem alguns equipamentos para facilitar as suas vidas, bem como a dos moradores de sua vizinhança, sendo eles:

  1. A Escola de Ensino Fundamental José Bruno Maciel;
  2. O Açude do Buenos Aires;
  3. A Capela de Nossa Senhora das Dores.

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Ceará. v. 1º. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1964.
  2. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.