Bom Desejo

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Bom Desejo, que também é chamada de Fazenda Bom Desejo, é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 27 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região oeste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Ipiranga.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como complexa, a nomenclatura dessa propriedade expressa um sentimento de expectativa em possuir ou alcançar algo.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Em um passado bem recente, quando as terras dessa fazenda pertenciam a da Fazenda Almas, essa localidade possuía algumas casas distantes umas das outras, servindo às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradoras, que desde essa época já viviam da criação extensiva de gado e do plantio de culturas como milho, feijão, algodão, mandioca e outras em riachos que correm nas proximidades da Serra da Borracha.
Mais tarde, nos últimos anos da década de 1920, essa propriedade passou a pertencer a José Leal de Oliveira, que foi vereador, prefeito e uma das mais importantes lideranças políticas do Município de Boa Viagem, tendo servido também como local de afastamento e descanso do Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima, que em seus últimos anos de vida instalou um oratório nessa localidade.

Imagem da marca comercial da Fazenda Bom Desejo.

Na segunda década do século XXI, por volta de 2013, contando com o empreendedorismo do Agropecuarista Salim Bayde Filho, essa propriedade estendeu os seus negócios para apicultura, criação de peixes em água doce, criação de ovinos, produção de lã, preparação de leite e derivados, produtos que são bastante apreciados pelos seus consumidores.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade do Bom Desejo, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da Rodovia Estadual Senador Fernandes Távora, a CE-266, seguindo depois por uma das rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

O Bom Desejo tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Altos, Belém, Bonga, Sabonete,  Santa Luzia e Monte Limpo.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

Na localidade do Bom Desejo os seus habitantes possuem apenas um equipamento público para facilitar as suas vidas, bem como a dos moradores de sua vizinhança, sendo ele:

  1. Escola de Ensino Fundamental Francisco Helionidas Diógenes Pinheiro.

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Ceará. v. 1º. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1964.
  2. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.