Tuyra Maria da Cruz Andrade nasceu no dia 6 de janeiro de 1992 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de José Alves de Andrade e de Clécia Maria da Cruz Andrade.
Os seus avós paternos se chamam Raul Alves de Macêdo e Francisca de Andrade Macêdo, já os maternos são José Dito Barbosa Cruz e Maria José de Almeida Cruz.
Deu início a sua vida estudantil nos primeiros meses de 1996, quando foi matriculada por seus pais em uma das turmas do Instituto de Educação Paulo Moody Davidson, onde foi alfabetizada.
Depois disso, por volta de 1998, passou a estudar na Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Correia de Sá, onde cursou da 1ª até à 7ª série, sendo matriculada em seguida em uma das turmas do Colégio Melo Cavalcante, onde concluiu o Ensino Fundamental.
Em seguida passou a estudar na Escola de Ensino Médio Dom Terceiro, onde cursou o 1º e o 2º ano, quando passou a residir na cidade de Fortaleza, concluindo o Ensino Médio no Colégio Evolutivo – Regina Justa.
Nos últimos meses de 2013, depois de alguns anos de estudos, concluiu a sua graduação em Letras/Língua Portuguesa pela UFC – a Universidade Federal do Ceará.
Entre os anos de 2015 e 2018 compunha uma das turmas de especialização em Língua Portuguesa para Profissionais ofertados pela Faculdade Unyleya, ocasião em que apresentou como trabalho final de curso a monografia que teve por título: “A desobediência ao Sistema Literário como Afirmação da Poesia Marginal em “Saral”, de Talles Azigon”, que foi orientado pela Profª Fabiana Bazilio Farias.
Nesse período, para manutenção de suas despesas, prestou serviço em algumas escolas da rede pública e privada de Fortaleza, onde destacamos algumas delas: Colégio Cristus, EEMTI Humberto Castelo Branco, EEFM Anísio Teixeira e Universidade Federal do Ceará.
Nos últimos meses de 2020, trabalhando como professora na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Humberto Castelo Branco, no Bairro Montese, foi indicada como uma das finalistas na 23ª edição do prêmio Educador Nota 10, concedido pela Fundação Victor Civita.
“Criado em 1998, a iniciativa foi idealizada pela Fundação Victor Civita e atualmente conta com parceria da editora Abril, da rede Globo e da Fundação Roberto Marinho. Para ser selecionado, o docente precisa ter um projeto que leve em conta a equidade e inclusão, que contribui para a formação dos alunos com aspectos da Base Nacional Comum Curricular, que possa ser reproduzido em outros contextos educacionais e que tenha resultados de aprendizagem comprovados.” (DIÁRIO DO NORDESTE, 2020: Disponível em https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/dias-melhores/professora-cearense-e-finalista-em-premio-nacional-de-educacao-com-projeto-de-arte-marginal-1.2965630. Acesso no dia 30 de setembro de 2024)
Antes disso, depois de prestar concurso público, sendo aprovada com louvor, passou a compor o quadro de funcionários efetivos do Governo do Estado.
No dia 26 de setembro de 2024, depois de algum tempo de reflexões e muita saudade, no Dragão do Mar, lançou o seu primeiro trabalho:
“Nascida e criada em Boa Viagem, Tuyra Andrade foi para Fortaleza aos 16 anos, é professora na rede pública estadual e partilha alguns de seus textos no blog ”declaro que estou em tormento’. A escritora lançou nesta quinta-feira (26/9), no Dragão do Mar, o livro ”A BOCA DO PEIXE”, de narrativas auto ficcionais, que recorre a diversos recursos de escrita, inventando e reinventando a linguagem em auto ficção que traça a trajetória poética e linguística de uma escritora que partiu de Boa Viagem para Fortaleza. O lançamento foi considerado um sucesso, com a presença de um grande público.” (SERTNEWS, 2024: Disponível em https://www.facebook.com/portalsertnews. acesso no dia 30 de setembro de 2024)
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- DIÁRIO DO NORDESTE. Professora cearense é finalista em prêmio nacional da educação com projeto de arte marginal. Disponível em https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/dias-melhores/professora-cearense-e-finalista-em-premio-nacional-de-educacao-com-projeto-de-arte-marginal-1.2965630. Acesso no dia 30 de setembro de 2024.
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SERTNEWS. Escritora boa-viagense lança livro com recordações de Boa Viagem. Disponível em https://www.facebook.com/portalsertnews. acesso no dia 30 de setembro de 2024.
Pingback: JANEIRO | História de Boa Viagem
Pingback: Calouros de 1996 | História de Boa Viagem