Primo Ferreira de Melo

Primo Ferreira de Melo nasceu por volta de 1884 no Município de Independência, que está localizado no Município de Crateús, distante 310 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Maria Tereza da Conceição.
Era um agropecuarista que foi proprietário da Fazenda Tibiquari, hoje um dos bairros existentes na cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem.
No dia 3 de julho de 1887, segundo informações existes no livro B-04, pertencente à Paróquia de Santo Anastácio, diante do Pe. Francisco de Holanda Cavalcante, contraiu matrimônio com Raimunda Soares de Melo, que era filha de Cordolina Maria da Anunciação.
Desse matrimônio foram gerados vários filhos, dentre eles destacamos: Antônia Soares de Melo, Francisco Ferreira de Melo, Ângela Soares de Melo e José Ferreira de Melo.
Possuía a patente de capitão da Guarda Nacional, ficando responsável durante muitos anos na década de 1920 pelo alistamento militar em Boa Viagem.
Faleceu na cidade de Boa Viagem em uma data ainda desconhecida, estando sepultado no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, Centro.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. PARÓQUIA DE SANTO ANASTÁCIO. Livro de tombo de casamentos. 1875-1894. Livro B-04. Página 129.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 818, de 12 de maio de 2002, uma das ruas do Bairro Floresta, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.

3 pensou em “Primo Ferreira de Melo

  1. Pingback: Rua Capitão Primo Ferreira de Melo | História de Boa Viagem

  2. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Bairro Tibiquari | História de Boa Viagem

Deixe um comentário