Pe. Gonçalo Luís Ramalho

Gonçalo Luís Ramalho nasceu em Quixeramobim, que está localizado no Sertão Central do Estado do Ceará, distante 203 quilômetros da cidade de Fortaleza, tendo servido à Igreja Católica Apostólica Romana como um de seus sacerdotes.
Entre julho e setembro de 1822 foi vigário visitador do Município de Quixeramobim, mais tarde, em 1829, por pouco tempo, esteve a frente dos serviços religiosos na Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, que pouco tempo antes era assistida pelo Pe. Hermenegildo José de Sousa Coutinho.
Muitos anos depois, em 1839, voltou a executar serviços religiosos em Boa Viagem, época em que substituiu o Frei Jacinto de Santa Ana até que, depois de sua saída, foi substituído pelo Pe. Inácio Antônio Lobo.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. PORDEUS, Ismael. Antônio Dias Ferreira e a Matriz de Quixeramobim. Subsídios históricos para as festividades do centenário da paróquia. Disponível em https://institutodoceara.org.br/revista/Rev-apresentacao/RevPorAno/1955/1955-AntonioDiasFerreiraMatrizQuixeramobim.pdf. Acesso no dia 2 de julho de 2021.
  4. SILVEIRA, Aureliano Diamantino. Ungidos do Senhor na Evangelização do Ceará (1700 a 2004). 2º v. Fortaleza: Premius, 2004.
  5. SIMÃO, Marum. Quixeramobim – Recompondo a História. Fortaleza: MULTIGRAF, 1996.

2 pensou em “Pe. Gonçalo Luís Ramalho

  1. Pingback: Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Pe. Hermenegildo José de Sousa Coutinho | História de Boa Viagem

Deixe um comentário