Paulina de Holanda Valença, por volta de 1820, contraiu matrimônio com Joaquim Rodrigues Valença, que nasceu no dia 22 de abril de 1799, sendo filho de José Rodrigues Valença e de Cosma Maria da Conceição Caluête.
De seu matrimônio foram gerados alguns filhos, sendo eles: Alexandrina de Holanda Valença, Luiz Paulino de Holanda Valença, Francisco de Holanda Valença, Cristóvão de Holanda Valença, José de Holanda Valença e Thereza de Jesus de Holanda Valença.
Mais tarde, juntamente com os seus filhos, foi surpreendida pelo inesperado falecimento de seu esposo, que veio a óbito por conta de uma queda de cavalo.
Algum tempo depois, em data incerta, veio a óbito no Município de São Bento do Una, no Estado de Pernambuco.
BIBLIOGRAFIA:
- BARBALHO, Nelson. Cronologia pernambucana: subsídios para a história do Agreste e do Sertão – (1858-1828). Volume 15. Centro de Estudos de História Municipal, Fundação de Desenvolvimento Municipal do Interior de Pernambuco, 1984.
- CINTRA, Ivete de Morais. Gado Brabo de Senhores e Senzalas. Centro de Estudos de História Municipal. Recife: Fundação de Desenvolvimento Municipal do Interior de Pernambuco, 1988.
- CINTRA, I. M.; PAIVA, Adalberto; FIRMINO, João. São Bento do Una: Formação Histórica. Recife: Companhia Editora de Pernambuco, 1984.
- TERRAS DE BARAÚNAS. Cosma Caluête. Disponível em http://terrasdebaraunas.blogspot.com/2015/06/cosma-caluete.html. acesso no dia 7 de junho de 2019.
Pingback: Luiz Paulino de Holanda Valença | História de Boa Viagem
Pingback: Joaquim Rodrigues Valença | História de Boa Viagem
Pingback: Águida Valença Leite | História de Boa Viagem
Pingback: Maria de Jesus Dantas Valença | História de Boa Viagem