Parede do Açude da Comissão de Socorros e Serviços Públicos

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A parede do Açude da Comissão de Socorros e Serviços Públicos é um atrativo com potencialidade turística que está localizada no limite entre os bairros Boaviaginha e José Rosa, na cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da parede dessa barragem, em 2021.

Uma barragem, açude ou represa é uma barreira artificial, geralmente feita de terra batida, que tem por objetivo a retenção de grandes quantidades de água em cursos de rios ou riachos.

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA:

A represa do Açude da Comissão de Socorros e Serviços Públicos foi construída nos últimos anos do século XX com recursos do Governo da Província e tinha por finalidade abastecer aos moradores da cidade que sofriam por conta da seca que teve início em 1877.

“Esse pequeno açude foi construído nos últimos anos do século XIX, entre 1877 e 1888, utilizando a mão de obra das vítimas da seca nas frentes de trabalho, que eram patrocinadas pelo Governo do Estado.” (SILVA JÚNIOR, 2011: Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/acude-da-comissao/. Acesso no dia 24 de dezembro de 2020)

Na época de sua construção os recursos investidos nessa represa eram administrados por uma comissão formada por três pessoas, que eram indicadas pelo governo local e tinham o intuito de sutilmente favorecer os seus aliados políticos.

“Nesse tempo, sem a existência de tratores ou máquinas de tração que revolvessem a terra como temos hoje, a sua construção só pôde acontecer graças ao trabalho braçal dos vários homens envolvidos na obra, que utilizavam os animais de carga para arrastar a terra em couros de boi para aos poucos formar a parede de contenção da represa.” (SILVA JÚNIOR, 2011: Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/acude-da-comissao/. Acesso no dia 24 de dezembro de 2020)

O LOCAL E A EXPLORAÇÃO DO TURISMO:

A cidade de Boa Viagem carece de equipamentos públicos onde possa explorar o turismo, sendo esse despretensioso local a valiosa herança daqueles que se esforçaram em construí-lo.

Imagem da lavanderia pública, em 2001.

O desafio em nossos dias para o Governo Municipal é conseguir um memorial que registre os principais episódios dessa seca, sendo a própria história o vetor de atrativo para o local, que na antiga lavanderia poderia abrigar o acervo da Biblioteca Municipal Venceslau Vieira Batista e o Arquivo Público Municipal.

AS SUAS CARACTERÍSTICAS:

Esse potencial atrativo turístico possui a intencionalidade de enaltecer a memória daqueles que trabalharam no local, em nossos dias apresenta algumas características físicas, sendo as principais delas:

Acessibilidade: Sim.
Administração: Governo do Município.
Coordenadas: (S) 05º 06′ 23.7” (W) 039º 44′ 39.9”.
Iluminação: Sim, embora precária.
Informações: 88.3427-1132.
Responsável: Secretaria da Infraestrutura.
Tipo: Público.
Vigilância: Não.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Açude da Comissão e Socorros Públicos. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/acude-da-comissao/. Acesso no dia 24 de dezembro de 2020

3 pensou em “Parede do Açude da Comissão de Socorros e Serviços Públicos

  1. Pingback: Bairro Boaviaginha | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Bairro José Rosa | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Açude da Comissão de Socorros e Serviços Públicos | História de Boa Viagem

Deixe um comentário