Jocélio Gonçalves da Silva

Jocélio Gonçalves da Silva nasceu no dia 17 de setembro de 1974 no Município de Quixeramobim, que está localizado no Sertão Central do Estado do Ceará, distante 203 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Francisco Menezes da Silva e de Luiza Gonçalves da Silva.
Em 1980 os seus pais migraram com a família para o Município de Boa Viagem, onde fixou residência na cidade.
Mais tarde, quando chegou a época de estudar, foi matriculado em uma das turmas da Escola de Ensino de Ensino Fundamental David Vieira da Silva.
Depois disso, ao concluir o Ensino Fundamental, foi matriculado em uma das turmas da Escola de Ensino Médio Dom Terceiro, onde finalizou esse grau de instrução.
Entre os anos de 2005 e 2008, na gestão do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, exerceu a função de supervisor do Boa Viagem Esporte Clube na Secretaria do Esporte.

“O Boa Viagem Esporte Clube foi um clube de futebol profissional da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará, fundado no dia 22 de dezembro de 1999. Encerrou suas atividades esportivas em 21 de março de 2013 quando desistiu de participar do Campeonato Cearense de Futebol pela 2ª divisão.” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Boa_Viagem_Esporte_Clube. Acesso no dia 24 de novembro de 2021)

Durante alguns anos presidiu a Liga Boa-viagense de Desportos, entidade que promoveu o Campeonato Amador Boa-viagense de Futebol.
Nos primeiros meses de 2009 assumiu a função de assessor parlamentar do Vereador Jovino Mendes Neto, atividade executada por dois mandatos, até que, no pleito eleitoral que ocorreu no dia 2 de outubro de 2016, desejando entrar na vida pública do Município por meio de um mandato eletivo na Câmara Municipal de Vereadores, militando nos quadros políticos do PSDC – o Partido Social Democrata Cristão, com a legenda nº 27.777, apoiando ao nome da candidata Aline Cavalcante Vieira, colocou o seu nome pela primeira vez em uma disputa eleitoral, oportunidade em que conseguiu receber a confiança de 970 votos, ficando na 18ª colocação e suplência de sua coligação.

Imagem de seu material de campanha.

Na eleição seguinte, que ocorreu no dia 15 de novembro de 2020, dessa vez militando nos quadros do PSD – o Partido Social Democrático, com a legenda nº 55.555, ainda apoiando ao nome da Prefeita Aline Cavalcante Vieira, voltou a disputar um mandato eletivo, oportunidade em que foi eleito ao receber a confiança de 1.610 votos.

Imagem de seu material de campanha.

Nos primeiros meses de seu mandato, depois de denúncias, teve a regularização de seu mandato questionado pela justiça, algo lhe obrigou a buscar defesa em outras instâncias.

“Nesta quarta-feira (07), a Justiça Eleitoral, na 63ª Zona Eleitoral representada pelo Juiz Luís Gustavo Montezuma Herbster, publicou uma sentença que pede a nova totalização de votos para vereadores do PSD do Município de Boa Viagem. A decisão, que cabe recurso, deverá passar por novas instâncias (TRE e TSE)… foram analisadas provas de que o partido apresentou originalmente 09 candidatos, sendo 06 do sexo masculino e 03 do sexo feminino. Houve reconhecimento por parte do judiciário eleitoral local, de uma suposta fraude no lançamento da candidatura de Auricleide Celestina da Silva Sales, conforme os autos, a porcentagem do sexo minoritário deixa de obedecer o percentual mínimo de 30%, o que segundo a justiça, desconstitui a decisão de deferimento do DRAP. Conforme a decisão sentencial assinada pelo Juiz, deve ser procedida nova totalização de votos para o cargo de vereador. Conforme apurado pelo Portal Sertnews, a decisão não modifica até que seja julgada em última instância, a atual composição de vereadores do Município, todos os 15, incluindo os dois parlamentares do PSD (Jocélio e João Carneiro), não serão afetados até que se esgotem suas defesas. Ao comentar sobre a decisão, o parlamentar Jocélio Ferré do PSD, publicou uma nota em que alega que o partido já está trabalhando junto ao Tribunal Regional Eleitoral em sua defesa e dos demais pertencentes a chapa.” (ALVES, 2021: Disponível em http://revistacentral.com.br/2021/07/boa-viagem-justica-eleitoral-aponta-suposta-fraude-em-chapa-do-psd-e-pede-contagem-de-votos/. Acesso no dia 16 de julho de 2021)

BIBLIOGRAFIA:

  1. ALVES, Eduardo. Justiça Eleitoral aponta suposta fraude em chapa do PSD e pede contagem de votos. Disponível em http://revistacentral.com.br/2021/07/boa-viagem-justica-eleitoral-aponta-suposta-fraude-em-chapa-do-psd-e-pede-contagem-de-votos/. Acesso no dia 16 de julho de 2021.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. WIKIPÉDIA. Boa Viagem Esporte Clube. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Boa_Viagem_Esporte_Clube. Acesso no dia 24 de novembro de 2021.

3 pensou em “Jocélio Gonçalves da Silva

  1. Pingback: Administração de 2021 – 2024 | História de Boa Viagem

  2. Pingback: SETEMBRO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: AS COMENDAS E OS TÍTULOS CONCEDIDOS PELO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

Deixe um comentário