AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
O Clube Chapéu de Couro está dentro do perímetro formado pelo Parque de Vaquejadas e Eventos José Vieira de Lima e do Parque de Exposições Agropecuárias Joaquim Vieira Lima, que estão localizados na Rua Coronel Luís Amaro Bezerra, s/nº, no Bairro Várzea do Canto, na cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Esse equipamento público foi construído pelo Governo Municipal por volta de 1988, na gestão do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, já tendo passado por diversas pequenas reformas.
“Sobre a depreciação da estrutura desse parque, é perceptível para quem o visita perceber que o clube recebeu uma ampliação sem nenhum tipo de planejamento e prejudicou grande parte da arena de exposição.” (SILVA JÚNIOR, 2013: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/parque-de-exposicoes-agropecuarias-jose-vieira-de-lima/. Acesso no dia 10 de julho de 2022)
A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:
A denominação desse clube não possui regulamentação oficial, e remete ao formato de seu telhado interno, que possui semelhança com um chapéu de vaqueiro, tendo a capacidade de receber aproximadamente dez mil pessoas.
A SUA ESTRUTUTA:
A estrutura desse clube precisa de melhorias, especialmente ao que se refere a colocação de seu palco, banheiros e portaria. O seu palco já recebeu diversas atrações musicais de renome, tendo também já servido para algumas edições do Festival de Quadrilhas Sertão Junino.
“O Sertão Junino é uma festa popular que é patrocinada com recursos da Prefeitura de Boa Viagem e marca a passagem do período junino no Município de Boa Viagem, que está distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará.” (SILVA JÚNIOR, 2020: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/sertao-junino/. Acesso no dia 10 de julho de 2022)
Um detalhe a ser referenciado para quem vem a esse local pela primeira vez é a existência de vitrôs temáticos em suas colunas, sendo eles: dois cactos, dois burros e dois bois.
A SUA ESTRUTURA:
No presente o Clube Chapéu de Couro possui a seguinte estrutura:
- Banheiros: 2;
- Bar: 2;
- Pista de dança coberta: 1;
- Pista de dança descoberta: 1.
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Sertão Junino: Uma Joia de São João. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/sertao-junino/. Acesso no dia 10 de julho de 2022.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Parque de Exposições Agropecuárias José Vieira de Lima. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/parque-de-exposicoes-agropecuarias-jose-vieira-de-lima/. Acesso no dia 10 de julho de 2022.
- VIEIRA FILHO, José. Minha História, Contada por Mim. Fortaleza: LCR, 2008.
Pingback: TURISMO | História de Boa Viagem
Pingback: Bairro Várzea do Canto | História de Boa Viagem
Pingback: Rua Coronel Luís Amaro Bezerra | História de Boa Viagem
Pingback: Parque de Vaquejadas e Eventos Joaquim Vieira Lima | História de Boa Viagem
Pingback: Parque de Exposições Agropecuárias José Vieira de Lima | História de Boa Viagem
Pingback: Relação dos clubes e casas de shows existentes no Município de Boa Viagem | História de Boa Viagem
Pingback: Sertão Junino | História de Boa Viagem