Capela de Nossa Senhora de Fátima – Taperinha

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Capela de Nossa Senhora de Fátima, de Taperinha, está localizada dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem, distante 15 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Capela de Nossa Senhora de Fátima em Taperinha.

Imagem da Capela de Nossa Senhora de Fátima, em Taperinha, em 2013.

A comunidade de Taperinha, anualmente, seguindo o calendário litúrgico, costuma celebrar às festividades de sua padroeira no dia 13 de maio, estando sob os cuidados da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, pertencente à Diocese de Quixadá.

“Nossa Senhora de Fátima ou, formalmente, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições reportadas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, na freguesia de Fátima, em Portugal.”

O HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO:

No passado, quando recebia a visita de algum padre, algo que era muito raro, as celebrações religiosas que aconteciam nessa localidade costumavam ocorrer na residência de algum de seus moradores, algo que despertou ao casal Antônio e Delta Pereira Cavalcante a doarem uma propriedade de 100 m² para construção de um templo, oferta de seus pais e sogros Antônio Bezerra Cavalcante e Francisca Maria de Queiroz Cavalcante.
Essa capela, segundo o Prof. Cícero Pinto do Nascimento, recebeu a sua bênção no dia 13 de maio de 1941, durante o paroquiato do Mons. José Gaspar de Oliveira.

“A santa padroeira seria Nossa Senhora de Fátima e o vulto, de tamanho regular, foi logo trazido de Fortaleza para a Matriz. A festa foi ansiosamente aguardada e a fim de ser feito um programa como todos os seus pormenores… Ficou  acertado que a imagem sairia da Matiz pela manhã do dia 13 de outubro de 1941, em procissão a pé, num percurso longo de 18 km para se encontrar no meio do caminho com os fiéis devotos provindos de Taperinha.” (BARROS LEAL, 1999: p. 134-135)

Nos primeiros meses de 1950, em visita pastoral pela paróquia, a convite do Pe. Alberto Nepomuceno de Oliveira, essa capela recebeu a visita de Dom Antônio de Almeida Lustosa.

OS DIRIGENTES DA CAPELA:

Essa humilde localidade não possui condições para manter um padre residente, mas conta com o trabalho voluntário de uma dirigente, sendo ela:

A ESTRUTURA FÍSICA DO TEMPLO:

Para executar bem as suas atividades a Capela de Nossa Senhora de Fátima possui a seguinte estrutura:

  1. Banheiro: 1
  2. Sacristia: 1
  3. Santuário: 1

A PROGRAMAÇÃO:

As atividades semanais da programação da Capela de Nossa Senhora de Fátima, na localidade de Taperinha, são as seguintes:

  • MISSAS:
  1. Toda 4ª Quinta-Feira do mês ⇒ 19h (noite).
  • CELEBRAÇÃO DA PALAVRA:
  1. Domingo ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DOS HOMENS:
  1. Segunda ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DA MÃE RAINHA:
  1. Todo dia 18 do mês ⇒ 19h (noite).

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Capela de Nossa Senhora de Fátima, na localidade de Taperinha, é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-1597 (Casa Paroquial);
  2. 88.3427-2141 (Secretaria Paroquial).

BIBLIOGRAFIA:

  1. BARROS LEAL, Antenor Gomes. Recordações de um Boticário. 2ª edição. Fortaleza: Henriqueta Galeno, 1996.
  2. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  4. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Taperinha. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/lajes-dos-rogerios/. Acesso no dia 5 de março de 2020.

2 ideias sobre “Capela de Nossa Senhora de Fátima – Taperinha

  1. Pingback: Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem | História de Boa Viagem

  2. Pingback: MAIO | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta