Açude Público Capitão José Custódio Bezerril

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Açude Público Capitão José Custódio Bezerril é uma represa que foi construída para abastecer os moradores da vila de Olho d’Água do Bezerril, dentro do território do Distrito de Olho d’Água do Bezerril, distante 52 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da parede desse açude, em 2023.

Um açude, que também recebe o nome de barragem, ou represa, é uma barreira artificial feita de concreto ou terra compactada, construída em rios ou riachos, para a retenção de grandes quantidades de água.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

Essa pequena represa, embora tenha sido de grande importância em um passado recente, nunca teve a sua nomenclatura regulamentada pela Câmara Municipal de Vereadores, sendo conhecida pelo nome do fundador da vila, o Capitão José Custódio Bezerril, que passou a ser o seu patrono.

“O Capitão José Custódio Bezerril, mandante e arquiteto do crime horroroso, em vez de ir para o Icó, que era a sede do desenvolvimento no interior cearense e lugar com polícia e juiz, veio juntamente com alguns pajens (agregados) parentes, para o Município de Boa Viagem, que na época era chamado de Cavalo Morto, escondendo-se no lugar que passaria a ser chamado de Olho d’Água do Bezerril, então ermo e difícil. ” (FEITOSA, 2004: p. 4)

Sobre a sua identificação, essa represa também é conhecida pelos topônimos ‘”Açude Velho”, ou também “Açude da Rua”.

A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO:

A barragem desse açude foi edificada por volta de 1967 pelo Governo Municipal, na gestão do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, tendo por finalidade precípua socorrer os moradores e os animais desse povoado no período de estiagem.

Imagem da bacia dessa represa, em 2012.

As suas águas serviam também para pesca e higiene pessoal, onde era comum encontrar girais de lavanderia e locais para quarar roupas e demais utensílios domésticos.
Muitos anos depois, por volta de 1999, com o crescimento da vila, aos poucos as suas águas foram sendo contaminadas, o que forçou aos seus moradores a procurarem parcerias através de sua associação no intuito de conseguirem uma nova fonte de abastecimento, momento em que foi construído o Açude Público Santa Rosa.

“Esse precioso reservatório foi construído graças a uma parceria firmada entre a Associação de Moradores do Olho d’Água do Bezerril com a Fundação Banco do Brasil, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Boa Viagem na gestão do Prefeito Fernando Antônio Vieira Assef. Ele foi construído para substituir a barragem existente dentro da vila, que está bastante assoreada e com forte possibilidade de possuir grandes níveis de clorofórmio fecal, algo que contribui para proliferação de doenças.” (SILVA JÚNIOR, 2010: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/acude-publico-santa-rosa/. Acesso no dia 27 de abril de 2023)

A barragem hidráulica dessa represa é formada por um pequeno riacho sem denominação, tendo outra represa em sua montante.

A BARRAGEM E O TURISMO:

Na margem desse açude existe um pequeno balneário, que foi construído por volta de 2002 pelo Sr. Antônio Martins Chaves, recebendo o nome de Churrascaria Boa Sorte, que costuma reunir pessoas em momento de recreação.

Imagem do balneário, em 2023.

AS CURIOSIDADES DO AÇUDE:

Uma barragem de sua importância exerce muita influência sobre a população abastecida por ela, gerando alegria ou comoção por ocasião de seu sangramento ou seca:

  • Os anos em que sangrou:
  1. 2004;
  2. 2008;
  3. 2009.
  • Os anos em que ficou completamente seco:
  1. 2017.

AS CARACTERÍSTICAS DO AÇUDE:

Essa barragem, quando foi construída, possuía estas características, sendo que algumas delas podem ter sido modificadas por conta dos anos de assoreamento.

Imagem do vertedouro desse açude, em 2012.

LOCALIZAÇÃO
Administração: Associação de Moradores.
Coordenadas:
Município: Boa Viagem.
Distrito: Olho d’Água do Bezerril.
Localidade: Olho d’Água do Bezerril.
Sistema: Banabuiú.
Riacho:

HIDROLOGIA
Bacia Hidrográfica:
Capacidade:

BARRAGEM
Comprimento do Coroamento:
Largura do Coroamento:
Altura Máxima:
Cota:

SANGRADOURO
Cota:
Largura:

TOMADA D’ÁGUA
Tipo:
Comprimento:
Diâmetro:

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Geográfico e Histórico do Ceará. Tomo II. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1967.
  2. FEITOSA, Neri. História do Povoado de Olho d’Água do Bezerril. Canindé: Instituto Memorial de Canindé, 2004.
  3. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  4. GOMES, Raimundo Pimentel. Corografia Dinâmica do Ceará. Fortaleza: Departamento de Imprensa Oficial do Ceará, 1970.
  5. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  6. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Açude Público Santa Rosa. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/acude-publico-santa-rosa/. Acesso no dia 27 de abril de 2023.

2 pensou em “Açude Público Capitão José Custódio Bezerril

  1. Pingback: OS RECURSOS HÍDRICOS DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Açude Público Santa Rosa | História de Boa Viagem

Deixe um comentário