Açude Público Santa Rosa

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Açude Público Santa Rosa é uma pequena represa que foi construída para abastecer os moradores da vila de Olho d’Água do Bezerril, dentro do território do Distrito de Olho d’Água do Bezerril, distante 52 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da represa principal do Açude Público Santa Rosa, em 2020.

Um açude, que também recebe o nome de barragem, ou represa, é uma barreira artificial feita de concreto ou terra compactada, construída em rios ou riachos, para a retenção de grandes quantidades de água.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

A nomenclatura dessa represa foi determinada na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef por meio da lei nº 698, de 9 de agosto de 1999.

A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO:

Esse importante reservatório foi construído graças a uma parceria firmada entre a Associação de Moradores de Olho d’Água do Bezerril com a FBB – a Fundação Banco do Brasil, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Boa Viagem na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef.

Imagem da bacia do Açude Santa Rosa, em 2024.

A sua barragem foi edificada para substituir o Açude Público Capitão José Custódio Bezerril, que foi assoreada e perdeu grande parte de sua capacidade de reserva hídrica, como também por conta de sua proximidade com a vila, pois foi percebido grandes níveis de clorofórmio fecal em suas águas diante dos moradores de sua vizinhança insistem em colocar esgoto para dentro de sua bacia, algo que contribui para proliferação de doenças.
Uma importante característica a ser destacada sobre essa represa é que ela possui duas paredes, uma principal e outra secundária, algo propositalmente planejado para aumentar a sua capacidade de retenção d’água.
A barragem principal desse açude serve de lastro para uma rodovia municipal, e sua bacia hidráulica é formada por pequenos riachos que correm ao pé da Serra de São Clemente e de outras pequenas elevações existentes na região, que é relativamente acidentada.
Sobre os riachos que lhe abastecem e a sua importância para os moradores da vila, essa represa é fortemente prejudicada pelo grande número de pequenos açudes construídos em sua montante.

Na imagem o sangradouro do Açude Santa Rosa, em 2024.

A BARRAGEM E O TURISMO:

Algumas pessoas, por falta de conhecimento, durante algum tempo insistiram na ideia de explorar esse açude como fonte de potencialidade turística, algo que é proibido por conta de suas águas serem destinadas ao abastecimento da vila, sendo permitido apenas sua visitação.

AS CURIOSIDADES DO AÇUDE:

Uma barragem de sua importância exerce muita influência sobre a população abastecida por ela, gerando alegria ou comoção por ocasião de seu sangramento ou seca:

  • Os anos em que sangrou:
  1. 2004
  2. 2008;
  3. 2009.
  • Os anos em que ficou completamente seco:
  1. 2017.

AS CARACTERÍSTICAS DO AÇUDE:

Essa barragem, quando foi construída, possuía estas características, sendo que algumas delas podem ter sido modificadas por conta dos anos de assoreamento.

LOCALIZAÇÃO
Administração: Associação Comunitária.
Coordenadas:
Município: Boa Viagem.
Distrito: Olho d’Água do Bezerril.
Localidade: Olho d’Água do Bezerril.
Sistema: Banabuiú.
Riacho: Liro/Coqueiros/Quixaba/Branca Velha.

HIDROLOGIA
Bacia Hidrográfica:
Capacidade: 1.400.000 m³

BARRAGEM
Comprimento do Coroamento:
Largura do Coroamento:
Altura Máxima:
Cota:

SANGRADOURO
Cota:
Largura:

TOMADA D’ÁGUA
Tipo:
Comprimento:
Diâmetro:

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Geográfico e Histórico do Ceará. Tomo II. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1967.
  2. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. GOMES, Raimundo Pimentel. Corografia Dinâmica do Ceará. Fortaleza: Departamento de Imprensa Oficial do Ceará, 1970.
  4. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

3 pensou em “Açude Público Santa Rosa

  1. Pingback: RECURSOS HÍDRICOS | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Açude Público Capitão José Custódio Bezerril | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Olho d’Água do Bezerril | História de Boa Viagem

Deixe um comentário