Unidade Básica da Saúde Luís Vieira de Sousa – Vila de Guia

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Unidade Básica da Saúde Luís Vieira de Sousa está localizada no Centro da vila de Guia, dentro do Distrito de Guia, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Essa unidade de saúde é gerenciada pela Secretaria da Saúde da Prefeitura de Boa Viagem, fazendo parte da atenção primária. As Unidades Básicas de Saúde são locais de atendimentos básicos e gratuitos em pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia.
Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

A Unidade Básica da Saúde Luís Vieira de Sousa teve a sua nomenclatura regulamentada na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 1.181, de 30 de setembro de 2016.

A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE:

Essa unidade básica da saúde, que é classificada como sendo de tipo I, teve as suas obras iniciadas no dia 20 de julho de 2015 e um investimento do PAC, o Plano de Aceleração do Crescimento, de R$ 372.952,13 reais, através de uma parceria firmada entre o Ministério da Saúde e o Governo Municipal, conforme informações fornecidas pelo Caderno Regional do periódico Folha do Sertão, ano 5, nº 53, edição de julho de 2013, página 10:

“O Governo Federal anunciou a liberação de recursos financeiros para saúde, e o Município de Boa Viagem está entre os beneficiados. O Deputado Genecias Noronha destinou para o Município recursos de mais de R$ 2.400.000,00 para construção de 6 unidades básicas da saúde. Toda essa demanda para a saúde é exatamente uma reivindicação do Prefeito Dr. Fernando Assef.”

A empresa contratada como executora dessa importante obra foi à Construtora Salinas Empreendimentos e Construção LTDA, que tinha de concluí-la dentro do prazo de 120 dias, sendo entreguem aos usuários do bairro em uma inauguração que ocorreu no dia 23 de novembro de 2016.

Imagem aérea da Unidade Básica da Saude da vila de Guia, em 2016.

Imagem aérea da Unidade Básica da Saúde da vila de Guia, em 2016.

Essa unidade da saúde foi construída nos últimos meses de 2016, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, e a sua construção foi executada para substituir o Unidade Básica da Saúde Raimundo Alves Campos, que já era pequena para os padrões da vila de Guia. Depois disso essa unidade da saúde recebeu o nome do Vereador Luís Vieira de Sousa, que passou a ser o seu patrono.

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a equipe da Unidade Básica da Saúde Luís Vieira de Sousa possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Almoxarifado: 1
  2. Cozinha: 1
  3. Banheiro funcional: 2
  4. Depósito: 4
  5. Sala de administração: 1
  6. Sala de dispersão de medicamentos: 1
  7. Sala de esterilização: 1
  8. Sala de expurgo: 1
  • Setor de Atendimento:
  1. Banheiros: 3;
  2. Consultório médico: 3
  3. Consultório odontológico: 1
  4. Pátio aberto: 1
  5. Sala de atividades: 1
  6. Sala de espera: 1
  7. Sala de curativo: 1
  8. Sala de inalação: 1
  9. Sala de observação: 1
  10. Sala de vacina: 1

O CONTATO:

Os canais de comunicação com a equipe da Unidade Básica da Saúde Luís Vieira de Sousa são os seguintes:

  • Telefone:
  1. 88.3427-7352 (Secretaria da Saúde).

3 ideias sobre “Unidade Básica da Saúde Luís Vieira de Sousa – Vila de Guia

  1. Pingback: A ATENÇÃO PRIMÁRIA | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Unidade Básica da Saúde Raimundo Alves Campos – Vila de Guia | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Distrito de Guia | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta