Raimundo Fernandes da Silva

Raimundo Fernandes da Silva nasceu no dia 3 de julho de 1914 no Município de Baturité, que está localizado na região Norte do Estado do Ceará, distante 100 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Francisco Fernandes da Silva e de Maria Coleta da Conceição.
Era conhecido como “Maninho” e passou grande parte de sua infância e juventude em um sítio existente em Baturité que é denominado de Santo Antônio.
Nessa época contraiu matrimônio com Maria Gomes da Silva, que era conhecida como “Mariquinha”.
Desse matrimônio foram gerados nove filhos, quatro mulheres e quatro homens, sendo eles: Edmar Fernandes Gomes, Manoel Fernandes Gomes, Juarez Fernandes Gomes, Edgard Fernandes Gomes, Maria Estela Fernandes Gomes, Maria Luíza Fernandes Gomes, Maria Augusta Fernandes Gomes, Rita Fernandes Gomes e Zuila Fernandes Gomes.
Em 1962, estando viúvo, a convite de um de seus irmãos, passou a residir em uma localidade denominada de São Bernardo dos Carneiros, na zona rural do Município de Quixadá.
Pouco tempo depois, no dia 25 de setembro de 1963, na Capela de São Francisco, na localidade de Califórnia, também no Município de Quixadá, diante do Pe. José Bezerra do Vale Filho, contraiu matrimônio religioso com Maria de Lourdes Ricardo da Silva, nascida no dia 4 de maio de 1940, sendo filha de Manoel Ricardo de Oliveira e de Felícia Ricardo de Oliveira.
Desse matrimônio foram gerados sete filhos, cinco mulheres e dois homens, sendo eles: Terezinha Fernandes de Melo, Tânia Maria Fernandes da Silva, Taís Fernandes da Silva, Telma Fernandes Chaves, Telícia Fernandes da Silva, Francisco Fernandes da Silva Neto e Dimas Fernandes da Silva.
Mais tarde, no dia 23 de dezembro de 1973, buscando melhoras para subsistência de sua família, novamente atendendo o convite de seu irmão, se estabeleceu comercialmente na cidade de Boa Viagem.

Imagem de sua casa e comércio, em 2018.

Durante muitos anos executou as suas atividades de comerciante na Rua Pe. Antônio Correia de Sá, nº 718, esquina com a Rua Ana Gonçalves Leitão, no Bairro de Nossa Senhora de Fátima.
Segundo as informações existentes no livro C-04, pertencentes ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 2.328, folha 215, faleceu na cidade de Boa Viagem no dia 1º de agosto de 1991, aos 77 anos de idade.
Logo após o seu óbito, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no mausoléu da família existente no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade de Boa Viagem.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, através da lei nº 985, de 19 de dezembro de 2007, uma das ruas do Bairro Alto da Queiroz, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.

4 ideias sobre “Raimundo Fernandes da Silva

  1. Pingback: Rua Raimundo Fernandes da Silva | História de Boa Viagem

  2. Pingback: JULHO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: AGOSTO | História de Boa Viagem

  4. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta