Monte Flor

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Fazenda Monte Flor, ou apenas Monte Flor, é uma pequena localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, que está distante 19 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do casarão do Vereador Antônio Carlos de Oliveira, em 2019.

Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região oeste do Município, dentro dos limites do Distrito de Ipiranga.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como complexa, a razão de sua nomenclatura ainda é incerta, tendo surgido provavelmente pelo volume de flores existentes no período invernoso ao pé da Serra do Pintadão, onde está localizada.

Imagem da paisagem na época de verão, tendo ao fundo a Serra do Pintadão, em 2019.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Em um passado distante, já no século XVIII, quando começou a ser povoada, essa região era conhecida pelo topônimo de Fazenda Almas, pois estava dentro do perímetro dessa propriedade.
Mais tarde, quando começou a ocorrer a partilha dos herdeiros dessa fazenda, de forma gradativa, os seus novos proprietários foram construindo as suas casas, admitindo também que em suas proximidades os moradores edificassem as suas residências.
Alguns anos depois, nas primeiras décadas do século XX, o nome de maior destaque dessa localidade foi o do Agropecuarista Antônio Carlos de Oliveira, que por duas vezes chegou a ser eleito para Câmara Municipal de Vereadores, sendo nessas duas ocasiões o presidente da mesa diretora.
Essa localidade, onde os seus moradores vivem da agricultura e da pecuária, recebeu a instalação de energia elétrica por volta de 1989.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O principal acesso para o Monte Flor, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre através da Rodovia Estadual CE-266, seguindo depois por algumas rodovias municipais, que não possuem número que a identifiquem.

Imagem do mapa da região.

A Fazenda Monte Flor, ou apenas Monte Flor, tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Ipiranga e Varginha.

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Ceará. v. 1º. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1964.
  2. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.